Geral

Estado investe em diversas ações para fortalecer esporte em Alagoas

19/03/2014
Estado investe em diversas ações para fortalecer esporte em Alagoas

esporteemAl O secretário adjunto do Esporte, Jorge VI, fez, nesta terça-feira (18), um balanço das ações implementadas para fortalecer o esporte no Estado. Ele destacou as primeiras reformas estruturantes realizadas no Estádio Rei Pelé em 2010, com as obras de melhorias em andamento visando a Copa do Mundo de 2014.
“Todos se lembram daquela época quando a nossa única e maior praça esportiva estava interditada devido às precárias condições e desgastes de sua estrutura. Havia riscos para os torcedores. Após entendimentos com o governador Teotonio Vilela foram autorizadas as reformas estruturantes com investimentos de R$ 13 milhões, que deixou o estádio moderno”, disse Jorge VI.
O secretário fez ainda uma apresentação das atividades da pasta, seus programas, projetos e investimentos do governo estadual no apoio ao esporte amador, citando o resgate dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), que todo ano envolve cerca de sete mil alunos-atletas durante três meses em suas etapas municipais, regionais e estadual.
“Em Maceió, esta última etapa reúne em média mil participantes que ficam hospedados na Casa do Atleta Ministro Aldo Rebelo, no Trapichão, quando disputam as vagas para representar Alagoas nas etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude e das Paraolimpíadas Escolares”, disse Jorge VI, ressaltando que o governo de Alagoas é quem proporciona as viagens dessas delegações para outros estados onde se realizam esses jogos.

    Bolsa atleta estadual

O secretário citou o programa Bolsa Atleta Estadual como uma importante ação para apoiar os talentos do esporte alagoano. Todo ano são selecionados os 20 melhores atletas e paraatletas que se destacaram em suas modalidades. Eles recebem uma bolsa mensal de um salário mínimo por um ano. “Procuramos manter os nossos talentos por aqui, mas muitos já alcançaram níveis maiores e têm que partir para os grandes centros de referências de suas modalidades”, explicou.

    Estádio Vivo

É desenvolvido em parceria com federações esportivas. “Atualmente atendemos mais de 350 pessoas, entre crianças e adultos dos bairros circunvizinhos ao Trapichão, oferecendo gratuitamente modalidades esportivas de atletismo, vôlei de praia, tênis de mesa, judô, karatê, ginástica e xadrez”, disse Jorge VI, lembrando que o Estádio Vivo foi reconhecido e contemplado pelo Ministério da Justiça.

    Central de Federações

Foi inaugurada nesta terça-feira (18). Segundo Jorge VI trata-se de um espaço destinado, sem custos, às federações esportivas amadoras devidamente cadastradas. “Sabemos das dificuldades dessas instituições para manter uma sede, um endereço, etc. Aqui elas poderão contar sala para reuniões, com apoio de uma secretária para atendê-los, receber suas correspondências e e-mails”.