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Escola de Lagoa da Canoa leva cinco trabalhos para Feira de Ciências da USP

17/03/2014
Escola de Lagoa da Canoa leva cinco trabalhos para Feira de Ciências da USP

   escolalagoadacanoafeiraciencias Cinco dos seis trabalhos que Alagoas vai levar este ano para a Feira de Ciência e Engenharia (Febrace) foram produzidos por alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, de Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano. A outra pesquisa selecionada foi desenvolvida por duas alunas da Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios. A Febrace 2014 será realizada de 18 a 20 deste mês, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo.
Para a professora de Química Nadja Alves, que orientou os alunos da escola de Lagoa da Canoa, a quantidade de trabalhos daquela unidade de ensino serve de exemplo para toda a rede. “Queremos que os nossos projetos sejam um incentivo para que mais alunos e escolas públicas desenvolvam estudos que possam representar Alagoas em outros eventos científicos”, afirmou.
O professor Manoel Gomes da Silva, que orientou um dos trabalhos selecionados, também fará parte da delegação de Lagoa da Canoa na Febrace 2014. Segundo ele, o fungicida desenvolvido pelos alunos a base de alho, cebolinha e orégano está muito bem estruturado e tem tudo para ser destaque na Febrace 2014. “Estamos ansiosos quanto à participação na Feira, até porque é grande a expectativa dos alunos quanto à possibilidade de êxito”, avaliou.
De acordo com a professora Nadja Alves, esta já é a quarta vez que alunos orientados por ela participam da Feira da USP. “A Febrace é uma das mais importantes exposições científicas do país, com a participação de mais de 300 trabalhos e cerca de mil alunos”, informou a professora. A feira tem como objetivo estimular e descobrir jovens cientistas nas escolas de educação básica brasileiras envolvidos em projetos nas áreas de Ciência e Engenharia.

Insetos- Das cinco pesquisas desenvolvidas em Lagoa da Canoa três estão voltadas para o combate a insetos (mosca, mosquito e outras pragas), um está voltado para alimentação de aves e outro para o tratamento das águas de açudes. “A ideia de desenvolver uma ração para aves a base do caju surgiu quando nos deparamos com a grande quantidade de frutos desperdiçados debaixo do pé de cajueiro”, afirmou o aluno Israel Candido.
Como é grande também a quantidade de moscas na periferia da cidade, os alunos Bruno de Goes Silva e Francisco Henrique de Oliveira desenvolveram pesquisa para afugentar esses insetos das casas dos moradores da região. “Optamos pelo uso de um fungicida a base de limão que tem se mostrado muito eficiente no controle da mosca doméstica”, afirmou Bruno, sobre o produto a ser apresentado na Febrace 2014.

Apoio – A professora Nadja Alves agradeceu o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para participação dos alunos na Febrace 2014. “O incentivo é de fundamental importância  para a participação desses alunos na feira. Até porque temos despesas com viagem, hospedagem, traslado e alimentação”, destacou a educadora, apontando também os benefícios da participação de estudantes da rede pública num evento científico dessa magnitude.
“Quem participa de uma feira como essa não se esquece, jamais”, afirmou a professora Nadja. Para ela, a participação dos estudantes num evento desse porte é um enriquecimento em todos os sentidos. “Os alunos desenvolvem várias habilidades, melhora sua capacidade de se expressar e consequentemente sua redação, já que são eles quem redigem os relatórios que seguem os critérios exigidos pela metodologia científica”, explicou a educadora.
A Secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, destaca a importância de apoiar a participação de alunos da rede estadual em eventos do porte da Febrace. “O Estado busca apoiar estas iniciativas com o objetivo de estimular mais estudantes a se envolverem com pesquisa. É um orgulho  termos nossos alunos entre os principais jovens pesquisadores do país e servindo de exemplo para estudantes em todo o Brasil”, afirma a secretária.

Lista – Veja a seguir a relação completa das pesquisas selecionadas para representar as escolas públicas do Estado de Alagoas na Febrace 2014, em São Paulo (SP). O evento será realizado no campus da Universidade de São Paulo (USP), no bairro do Butantã, na capital paulista. Na relação constam também informações sobre os autores dos trabalhos, seus orientadores, coorientadores e as instituições de ensino a que estão vinculados:

1) “Albinismo: Uma Igualdade Oculta” – Escola Estadual Humberto Mendes, Palmeira dos Índios – Trabalho desenvolvido por Mercielly Jamilly, Pedro Alécio de Oliveira, Mayara Sampaio da Silva e Georgea Silva; Emery Costa (orientador), Maria Édila Marques Canuto Barbosa (coorientadora);

2) “Avaliação da Eficácia dos Extratos à Base de Syzygium Aromaticum e Citrus Limon para Controlar Moscas Domésticas” – Escola Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa – Trabalho desenvolvido por Bruno de Goes Silva e Francisco Henrique Correia de Oliveira; Nadja Maria Alves de Souza (orientadora); e Edjames Aves Santos (coorientador);

3) “Avaliação do Potencial Antifúngico do Orégano (Origanum Vulgare), Alho (Allium Sativum) e Cebolinha (Allium Fistulosum)” – Escola Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa – Trabalho desenvolvido por Alexandro Lourenço Santos, José Jéfesson Costa da Silva, Manoel Gomes da Silva (orientador) e Luciana Temer Lima (coorientadora);

4) “Os Efeitos dos Extratos de Plantas com Atividades Inseticida no Controle do Mosquito Aedes aegypti” – Escola Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa –  Trabalho desenvolvido por José Paulo Roberto dos Santos, Nadja Maria Alves de Souza (orientadora) e Carlos André Lima Silva (coorientador);

5) “O Pseudofruto do Anacardium Occidentale como Base para Ração de Aves” – Escola Nossa Senhora da Conceição, Lagoa da Canoa – Trabalho desenvolvido por Deivid Santos de Almeida, Israel Candido dos Santos, Luciana Temer Lima (orientadora) e Manoel Gomes da Silva (coorientador);

6) “O Tratamento de Águas Turvas em Pequenas Comunidades com a Semente da Moringa Oleifera Lam” – Trabalho desenvolvido por Johnny Pereira Gomes, Nadja Maria Alves de Souza (orientadora) e Luciana Temer Lima (coorientadora).