Geral

Arapiraca é a 1ª cidade do interior a sediar competição tecnológica

29/03/2014
Arapiraca é a 1ª cidade do interior a sediar competição tecnológica

    arapiraca2Arapiraca será a primeira cidade do interior nordestino a receber o Startup Weekend, competição que já percorreu aproximadamente 100 países ao redor do mundo e motivou a criação de mais de oito mil negócios inovadores. Para esta edição, que ocorre dos dias 4 a 6 de abril, no prédio da Universidade do Norte do Paraná (Unopar), no bairro de Ouro Preto, os organizadores esperam receber 120 jovens de todo o Estado para o encontro.
O evento tem apoio do Governo de Alagoas, por meio das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti). Com duração de 54 horas, contará com atividades diversas, desde palestras a orientações de mentores selecionados para o evento.
“Eventos desta natureza são fundamentais para o fortalecimento da cultura do empreendedorismo em Alagoas. A Seplande terá a satisfação de apoiar este evento, inclusive na disponibilização de dados socioeconômicos de Alagoas para aprimorar os projetos desenvolvidos,” aponta o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande e um dos mentores do evento, Thiago Ávila.
A competição funcionará da seguinte forma, no primeiro momento, os participantes vão apresentar suas ideias para a criação de startups, após cada um defender seu projeto, uma votação permitirá a escolha das melhores iniciativas. Após a seleção, serão criados times de trabalho em torno das ideias mais bem votadas. Ao final, os competidores devem criar produtos minimamente viáveis durante o prazo do evento.
De acordo com o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Arapiraca e um dos organizadores desta edição do Startup Weekend, Mário Hozano, já existia uma demanda de eventos como este no Agreste de Alagoas. “Os estudantes em Arapiraca são bem empreendedores e criativos e uma iniciativa desta traz forte motivação para eles. Além disso, há uma forte aproximação da academia com a sociedade”, explica.
As inscrições estão abertas no portal do evento  (arapiraca.startupweekend.org) e custam R$ 90. O valor inclui a hospedagem em alojamento próximo à competição e todas as refeições. Os organizadores também disponibilizaram a opção de hospedagem no Hotel Nacional, no centro da cidade, a preços promocionais para quem está inscrito do evento.