Geral

Alagoas discute fortalecimento de ações de prevenção da criminalidade

13/03/2014
Alagoas discute fortalecimento de ações de prevenção da criminalidade

   prevencaodacriminalidade As políticas de prevenção devem ser tratadas com prioridade para que haja redução nos índices de violência. A afirmação do secretário de Estado da Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, foi feita durante reunião nesta quinta-feira (13), na Secretaria de Estado da Defesa Social, em que foi discutido o fortalecimento das ações de prevenção da violência.
O encontro contou com a participação de diversas secretarias do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió, como também da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
Na ocasião, o secretário da Paz também frisou que a Sepaz está ampliando suas ações de prevenção da violência, por meio de convênios com o Ministério da Justiça, entre eles os que garantem a instalação de Núcleos de Prevenção da Violência e Mediação de Conflitos em Maceió e no interior, a Campanha do Desarmamento e o acolhimento a dependentes químicos.
O secretário adjunto de Estado da Defesa Social, José Maurício Maux, também defendeu este posicionamento: “A segurança não passa apenas pela repressão, passa também por prevenção e por índices de desenvolvimento humano como um todo”.
Segundo a coordenadora da Diretoria de Prevenção da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), tenente Edênia, o trabalho das bases comunitárias é fundamental para prevenção da violência e elas são o “carro-chefe” da Seds nesse sentido. Ela também destacou o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e a reestruturação das Delegacias Especializadas, entre elas a Delegacia da Mulher, para prevenção dos casos de violência.
Outra ação nesse sentido, dentre as destacadas durante o encontro, é o projeto Bombeiro Mirim. “Estamos com atuação em sete bairros de Maceió e também nas cidades de Arapiraca, Palmeira dos Índios e Viçosa”, lembrou o capitão Alexandre, que coordena o projeto.
Além de Sepaz, Seds, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, o encontro teve a participação de representantes das secretarias de Estado da Articulação Social, do Esporte e Secretaria Municipal de Assistência Social.

 Desarmamento

Na perspectiva da prevenção social da violência, uma das ações é a retomada do posto itinerante da Campanha do Desarmamento, coordenada pela Sepaz. Uma reunião entre a equipe da Sepaz e da Seds, nesta quarta-feira (12), alinhou algumas medidas para retomada da iniciativa.
De acordo com o superintendente de Promoção da Cultura de Paz, Ronaldo Targino, a Seds mais uma vez será parceira para garantir a segurança do ônibus onde as armas são entregues e o cadastro das armas. “Também tratamos de modificações na divulgação dos postos fixos para entrega de armas e da realização de um curso para policiais que vão operar o sistema Infoseg, utilizado para o cadastro das armas entregues”, citou Ronaldo Targino.