Geral

São Miguel dos Campos adere ao Plano Juventude Viva

26/02/2014
São Miguel dos Campos adere ao Plano Juventude Viva

    O município de São Miguel dos Campos assinou nesta quarta-feira (26) o termo de adesão ao Plano Juventude Viva, programa executado pelos Governos Federal e de Alagoas. São Miguel dos Campos é a quinta cidade a ingressar no Plano.termoplanojuventude
A solenidade de assinatura aconteceu no auditório da Casa de Cultura do município e contou com a presença do prefeito George Clemente e da secretária de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos e coordenadora estadual do Plano, Katia Born.
O Plano trabalha junto à comunidade questões referentes à juventude negra, realizando ações de prevenção e conscientização. Cinco secretarias de Estado atuam em parceria com gestores dos municípios atendidos pelo Juventude Viva, entre elas as de Educação (SEE) e Saúde (Sesau).
Além de São Miguel dos Campos e Maceió, os municípios de Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares também já aderiram a iniciativa. O próximo município a fazer parte do plano será Rio Largo.
Katia Born destacou que a adesão do município ao plano traz melhores perspectivas de vida para os jovens em situação de vulnerabilidade. Ela revelou que já estão em andamento iniciativas como as Praças de Esportes e Lazer, o Projeto Segundo Tempo – Navega e s Pontos de Cultura. “Hoje é um dia feliz para a juventude de São Miguel dos Campos”, explicou Katia.
O prefeito George Clemente ressaltou que o Juventude Viva fomenta ações voltadas à juventude nas áreas do trabalho, educação, saúde, acesso à justiça, cultura e esporte, em parceria com o Estado de Alagoas e municípios envolvidos no plano. “É uma data importante para a juventude do nosso município. Era o programa que está faltando na administração de São Miguel dos Campos”, assinalou Clemente.
Segundo a superintendente de Promoção de Políticas Públicas para a Juventude, Gabriela Sampaio, o plano tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade da juventude negra à violência e prevenir a ocorrência de homicídios. “Estão sendo empreendidas ações caracterizadas como políticas universais, para incidir em problemas relativos à população em situação de vulnerabilidade social”, expôs.
A solenidade também foi prestigiada por vários secretários municipais e teve apresentação do Grupo Miguelense de Hip-Hop.