Geral

Governo do Estado investe na maternidade de Rio Largo

26/12/2013
Governo do Estado investe na maternidade de Rio Largo

O momento do parto, muitas vezes, é o que mais preocupa as gestantes. Quando chega a hora de ganhar o bebê, uma maternidade próxima a casa e a tranquilidade ao dar à luz tornam o primeiro encontro entre mãe e filho especial. Para garantir a assistência à maternidadedoHIbGattoFalcaogestante e ao recém-nascido, com segurança e qualidade, o governo do Estado reestruturou a Maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo. Agora, as gestantes desse município e das regiões circunvizinhas podem ganhar bebê mais próximo de suas casas.
A partir da reorganização da unidade – com a definição da escala dos profissionais e a aquisição de novos equipamentos -, a maternidade de Rio Largo garante o atendimento com qualidade destinado às gestantes. De acordo com Aparecida Auto, superintendente de Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as futuras mães não precisam mais se deslocar para Maceió para terem seus bebês.
“Com a reestruturação da maternidade de Rio Largo, as gestantes podem dar à luz mais perto de suas casas, facilitando assim o deslocamento no momento do parto. Esse investimento vai contribuir ainda com a redução do fluxo de pacientes nas maternidades de Maceió”, esclareceu Aparecida Auto.
A procura das gestantes pela maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão acontece aos poucos. Assim aconteceu com a dona de casa Alexsandra Lopes da Silva, que depois de ter os dois primeiros filhos em Maceió, há dois meses deu à luz a Lucas Cauã na maternidade de Rio Largo. “Quando chegou o momento do parto, fui à maternidade e percebi que ela possui a mesma qualidade que as unidades da capital”, contou.
De acordo com Rosana Cardoso, gerente geral do Hospital Ib Gatto Falcão, a maternidade possui dez leitos para clínica obstétrica e oito leitos para Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal 24 horas, além de realizar curetagem. O corpo clínico da maternidade é formado por neonatologistas, obstetras, anestesistas e enfermeiros, que realizam triagem, exames (pré e pós-parto), parto normal e cesárea.
“Apenas em casos de alto risco, o médico realiza o encaminhamento para as maternidades do Hospital Universitário ou Santa Mônica, ambas na capital. Nos demais casos, a unidade de Rio Largo, credenciada na Rede Cegonha, está estruturada para receber as gestantes com a segurança e qualidade que elas precisam nesse momento importante para gerar uma vida”, pontuou Rosana Cardoso.
Com apenas duas horas de vida, o pequeno Iago Ramom recebe a atenção da mãe Ana Cristina da Silva e os cuidados da auxiliar de enfermagem Célia Maria Florêncio, que há 27 anos atua na maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão – mesmo período de existência do hospital de Rio Largo. A profissional de saúde, sempre dedicada ao longo de seu período de trabalho, está confiante com a nova estrutura da unidade. “Com essa reorganização, a maternidade está ótima e acredito que vai ficar ainda melhor”, defende ela.
Para que a maternidade atinja a sua finalidade por completo, segundo Rosana Cardoso, resta que as gestantes procurem a unidade, assim como fez a dona de casa Sirlene Lopes da Silva, que já teve três de seus filhos na maternidade de Rio Largo. “O atendimento foi rápido e com qualidade. Com o Marcelo Miquéas, de apenas três meses, não tenho do que reclamar, apenas agradecer pelas melhorias e boa acolhida”, falou a dona de casa.

POPULAÇÃO BENEFICIADA – Além das gestantes de Rio largo, a maternidade vai beneficiar também a população da 1ª região de saúde (Messias, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco), 3ª região de saúde (Flexeiras, Joaquim Gomes) e todos os municípios da 4ª região (como Viçosa, Atalaia e Pilar), e ainda todo o Planalto do Jacutinga, que compreende o Tabuleiro dos Martins e Benedito Bentes.

Tags: