Geral

Alagoas passa a contar com primeira Sala de Amamentação

27/12/2013
Alagoas passa a contar com primeira Sala de Amamentação

    Para amamentar o filho, a mulher tem o direito de, até os seis meses de idade do filho, a dois descansos especiais de meia hora cada um, durante a jornada de trabalho. Para garantir essa assistência à puerpéria e ao bebê, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sensibilizou gestores de instituições públicas e privadas para a implantação das Salas de Apoio à Amamentação. Fruto da orientação da Sesau sobre a importância desse espaço para as mães e os recém-nascidos, nessa sexta-feira (27), foi inaugurado o primeiro ambiente dedicado à amamentação dos filhos das mulheres trabalhadoras do Estado, no Hospital Unimed, no Farol.saladeamamentacao
As Salas de Apoio à Amamentação têm o objetivo de ajudar as mães alagoanas a darem continuidade à amamentação no ambiente de trabalho, evitando assim o desmame de seus bebês antes do período recomendado. De acordo com a diretora da Atenção Básica da Sesau, Cláudia Cerqueira, a criação das Salas de Apoio à Amamentação é um espaço seguro dedicado às mães e aos bebês, protegendo assim os recém-nascidos de doenças.
“Com pouco recurso, a instituição pode mudar a realidade das mães trabalhadoras, garantindo assim a qualidade de vida dessas puerpérias e também dos bebês. A iniciativa da Unimed, que é pioneira no Estado, serve como exemplo para as demais instituições que, dessa forma, colabora com a saúde das crianças e das trabalhadoras”, discursou, durante a solenidade de inauguração.
Segundo o diretor clínico da Unimed Maceió, Rui Lisboa, o hospital abraçou a ideia de ser a primeira empresa que, por pensar no bem estar de suas colaboradoras, implantou a Sala de Amamentação. “A Sala de Amamentação já era uma necessidade, que se tornou uma realidade ao beneficiar a instituição, gerando conforto e estímulo às mães”, explicou.
Para a coordenadora de enfermagem do hospital, Marcelle Perdigão, a Unimed Maceió levantou o número de colaboradoras mulheres em idade fértil, percebeu a necessidade e disponibilizou um espaço adequado para a demanda. Desse modo, o pioneirismo do hospital, segundo a enfermeira, tem na prática desse cuidado o diferencial da empresa.
Também participaram da solenidade, a gerente do Núcleo da Saúde da Criança, Socorro Marques Luz; gerente da Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana; coordenadora da UTI Neonatal, Junko Assakura; dentre outros servidores da Sesau e colaboradores da Unimed.

    Iniciativa

As Salas de Apoio à Amamentação contribuem com a menor ausência das mães no ambiente de trabalho devido à necessidade do cuidado com seu filho. Dessa forma, as instituições públicas e privadas colaboram para que a recomendação da Organização Mundial de Saúde e do Unicef seja preconizada, que é a amamentação exclusiva até os seis meses de idade, e a sua continuidade, com a inserção de outros alimentos, até os dois anos de idade.