Geral

Unidade Móvel do Hemoal está na Jatiúca nesta terça-feira

05/11/2013
Unidade Móvel do Hemoal está na Jatiúca nesta terça-feira

A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está nesta terça-feira (5), em frente ao Colégio Santa Úrsula, no bairro Jatiúca, em Maceió. A ação, que ocorre até às 16h, tem o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue.
doacaodesangue1  Os interessados em realizar a doação de sangue, cujo gesto pode salvar até quatro vidas, devem possuir no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 kg, segundo o Ministério da Saúde (MS). É imprescindível também, ainda de acordo com a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, portar um documento de identificação com foto e estar em perfeito estado de saúde.
Estarão impossibilitados de doar, àqueles que não preencham esses pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, Chagas e, após os dez anos de idade, tenham contraído hepatite. Os candidatos à doação devem estar bem alimentados e, no caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.
É exigido também dispor de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal. Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. As doações também podem ser realizadas nos postos fixos, localizados em Maceió e Arapiraca.

    Capital e Interior – Na capital alagoana as doações devem ocorrer na sede do Hemoal, que está situado na Rua Dr. Jorge de Lima, no bairro Trapiche. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além dos sábados, das 8h às 12h. Já no Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 11h.
Para os voluntários que estejam no interior, as doações podem ser realizadas na sede do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.