Geral

Sesau realiza Seminário sobre Educação Permanente em Saúde

05/11/2013
Sesau realiza Seminário sobre Educação Permanente em Saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviços (Cies), realizou nesta terça-feira (5), o III Seminário Alagoano de Educação Permanente em Saúde. O evento foi realizado no Hotel Tambaqui, no bairro Ponta Verde, em Maceió, e teve como objetivo divulgar as iniciativas de educação permanente, além de sensibilizar gestores e estimular ações que ajudem na formação profissional.
educacaopermanente  Durante a abertura do evento, a coordenadora do Cies, Laura Amaral Törres, lembrou que o seminário é voltado para a apresentação de experiências de sucesso nos municípios e propicia a troca de informações entre gestores e técnicos. Laura Amaral destacou, ainda, que a união entre as esferas administrativas (federal, municipal e estadual) é essencial para a qualificação e evolução da assistência médica em Alagoas.
A coordenadora ressaltou também que a presença de gestores e profissionais para a discussão dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) representa uma oportunidade única para o aumento da integração entre as ações de educação permanente com as práticas públicas de saúde. “A estratégia de união entre o ensino e os serviços tem sido uma marca da gestão estadual e tem contribuído para a descentralização e melhoria no acesso ao sistema de saúde”, ressaltou.
Para a apoiadora do Ministério da Saúde em Alagoas, Sônia Moura, apesar da existência de inúmeros desafios a serem ultrapassados, os profissionais e gestores do SUS possuem muitas conquistas dignas de celebração. “O SUS é o maior programa governamental de assistência pública de saúde do mundo e atende a maioria da população brasileira”, afirmou Sônia, destacando que o investimento na atenção básica e a descentralização do atendimento tem ampliado o acesso à assistência nos municípios do interior, evitando que a população tenha que se deslocar para grandes centros.
Durante o seminário, foram apresentadas as experiências exitosas da 1ª Macro Região de Saúde, que possui como sede a capital Maceió. “Apresentamos o projeto de desenvolvimento de gestores e profissionais do município de Maceió, ações para humanização das ações de saúde da cidade de Pilar, além dos cursos de suporte avançado de vida em pediatria”, explicou Laura Amaral Törres.

    Arapiraca – Ainda durante o seminário foram apresentadas as ações exitosas da 2ª Macro Região, com sede em Arapiraca. Entre os destaques foram evidenciadas ações de humanização das equipes de saúde de Dois Riachos e as estratégias para proteção, promoção e apoio na atenção básica em Palmeira dos Índios.
Durante o seminário também foram realizadas capacitações e oficinas para a ampliação e qualificação das equipes que atuam no interior. O evento contou com a presença de gestores e dirigentes estaduais e municipais de saúde, membros das comissões de integração ensino serviço estadual e macrorregionais, profissionais do SUS e de instituições de ensino técnico e superior.