Política

Renan recebe homenagem da OAB por sua participação na Constituição de 1988

08/11/2013
Renan recebe homenagem da OAB por sua participação na Constituição de 1988
Renan recebe homenagem da OAB

Renan recebe homenagem da OAB

O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB) recebeu na noite desta quinta, 7, no Teatro Gustavo Leite, no Centro de Convenções de Maceió, uma homenagem da OAB de Alagoas, por sua participação como deputado constituinte. A solenidade, que reuniu dirigentes da entidade em nível nacional, aconteceu durante o Congresso em Homenagens aos 25 anos da Constituição Federal, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado na capital alagoana, durante dois dias.
Renan agradeceu aos presidentes do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Furtado Coelho e da seccional alagoana, Thiago Bomfim, a iniciativa de ter trazido para Alagoas a realização do congresso pelos 25 anos de promulgação da Constituinte de 1988. “Quero inicialmente agradecer por ter trazido este importante evento para o nosso Estado, estou verdadeiramente honrado e grato aos presidentes dos conselhos da OAB nacional e de Alagoas por realizarem aqui em Alagoas esta homenagem dos 25 anos da constituição”, disse.

Renan em discurso de agradecimento

Renan em discurso de agradecimento

“Também significa o reconhecimento dessa respeitada instituição que ao longo de toda sua existência se notabilizou por defender o estado de direito, lutou pelo fim do regime de exceção e a consolidação da liberdade pública”, completou o presidente do Congresso. Renan destacou ainda que a principal conquista da Constituinte de 1988, ‘é a saudável rotina democrática que foi implantada no País e o consequente resgate da cidadania para a sociedade brasileira ’.
Renan afirmou ainda sentir muito orgulho de er sido eleito pelo voto popular para a assembleia nacional constituinte numa quadra da história brasileira que significou a ruptura do status quo para uma revolução silenciosa alicerçada na força da sociedade. “A Constituição Cidadã não foi batizada assim por acaso, ela é fruto de profunda sensibilidade social e da consciência que o Estado deve respeitar o indivíduo e a ordem jurídica. A sociedade contribuiu para a elaboração da Constituinte de 88, defendendo seus legítimos interesses e enviados sugestões através de emendas populares”, acrescentou.
Para o presidente do Congresso Nacional, ‘a interação entre o parlamento e a sociedade é sempre benéfica e produtiva, fortalece a democracia e aproxima as instituições dos cidadãos’. “A Constituição de 1988 mudou o Brasil para melhor, estabelecendo eleições livres e diretas, devolveu as prerrogativas ao Legislativo tomadas pelo golpe de 1964 e conferiu a advocacia o status de função essencial à Justiça”, afirmou Renan Calheiros.
Além do presidente do Congresso, foram homenageados ainda o vice-governador José Thomaz Nonô e os ex-deputados federais Eduardo Bomfim, José Costa e Antônio Ferreira, que à época integravam a bancada alagoana na Câmara Federal durante o período de elaboração da Constituição Federal, denominada como “Constituição Cidadã”. A solenidade contou ainda com a presença do ex-senador Bernardo Cabral, que foi o relator-geral da Constituinte e na época também era deputado constituinte.