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Gestores de Saúde conhecem iniciativas de humanização

07/11/2013
Gestores de Saúde conhecem iniciativas de humanização

Os trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram a oportunidade de conhecer, na prática, iniciativas de humanização, como a redução de filas e do tempo de espera, com ampliação do acesso. Essa e outras ações foram apresentadas durante o II Seminário Estadual de Humanização da Saúde, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta quarta-feira (6), no auditório do Hotel Enseada, na Pajuçara.
IIseminario    Com o objetivo de fortalecer as iniciativas de humanização, o coordenador de Ações Estratégicas da Sesau, Robson Silva, esclareceu que o Estado tem se dedicado ao tema. “Iremos restaurar a mesa de negociação com a finalidade de colaborar com o Sistema Único de Saúde nos seus questionamentos e ainda ajudar na Política de Saúde como um todo”, informou, acrescentando que, a partir do diálogo, cada alagoano terá sua forma de envolvimento com o SUS.
Os desafios da Política Nacional de Humanização foram apresentados pelo consultor do Ministério da Saúde, Sérgio Aragaki. “São muitos os desafios a superar para efetivar o Sistema Único de Saúde. Mas, é a partir da oferta de dispositivos, baseados nas diretrizes da Política Nacional de Humanização, que os profissionais de saúde podem buscar a melhoraria de suas práticas”, explicou.
O consultor esclareceu, ainda, que a Política Nacional de Humanização trabalha por meio dos diversos saberes, visando propor o diálogo com os mais diversos públicos – e focado em práticas localizadas, que atendem a demanda de cada região de forma específica. “As relações menos verticalizadas colaboram para formação de pessoas mais cidadãs”, concluiu Aragaki.
Dentre as iniciativas da política, algumas sugestões de prática são o atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco, implantação de modelo de atenção com responsabilização e vínculo, garantia dos direitos dos usuários, valorização do trabalho na saúde e gestão participativa nos serviços.

    Experiências – Na cidade de Arapiraca, os profissionais das esquipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e os diretores de departamento participaram de oficina de humanização, que esclareceu sobre as diretrizes da política e apresentou sugestões para o desenvolvimento do plano de ação. Segundo Aline Pedrosa, técnica de Humanização da Secretaria de Saúde de Arapiraca, as unidades de saúde participam da segunda etapa do projeto.
“Na Unidade de Saúde Teotonio Vilela, que foi a primeira a participar das oficinas, já é possível perceber mudanças, como a ambiência, que passou a contar com cartilha sobre as diretrizes e deveres do usuário. Já no atendimento, o usuário passou a ter resposta mais rápida ou mesmo o encaminhamento; e para a classificação de risco foram utilizadas cores para identificação”, disse a técnica, informando que o trabalho será realizado nas outras 43 unidades de saúde da cidade.