Cidades

Escola promove feira de inovação em Maceió

13/11/2013
Escola promove feira de inovação em Maceió

Os alunos da Escola Ebep Sesi/Senai Carlos Guido Ferrario Lobo, localizada no bairro do Poço, estão demonstrando que têm talento e capacidade inovadora. Durante a Feira de Inovação Técnica 2013, que acontece nesta quarta (13) e quinta-feira (14), na unidade de ensino, os jovens que cursam simultaneamente o ensino médio e um curso técnico na unidade integrada apresentam projetos de inovação científica e tecnológica, elaborados por eles.alunos222
Além de mostrar o potencial da mão de obra que está sendo formada para o mercado de trabalho, o objetivo da escola é estimular a produção da pesquisa, inovação e empreendedorismo. “O resultado está sendo excelente, o nível de envolvimento dos estudantes é muito grande. A feira consegue incentivar, nas turmas do 1º ao 3º ano, a criatividade, o espírito de equipe e o sentido de competição saudável”, afirmou a diretora da Escola Ebep, Jane Ramos.
O evento pode ser visitado pelos familiares dos estudantes, empresas convidadas e a comunidade. Um dos projetos expostos na unidade integrada Sesi/Senai durante esta quarta-feira é a Placa Microcontroladora, com detector de distância para Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desenvolvida por uma turma do 1º ano, que faz o curso técnico de Segurança no Trabalho.
João Antony, 17 anos, integrante do grupo, explica que a placa emite sinais visuais (led) e sonoros (bips) quando o trabalhador se afasta demais de seus EPIs, como um capacete, por exemplo. A tecnologia funciona assim: um chip é instalado no equipamento e quem o utiliza recebe uma pulseira que detecta a distância e dispara o aviso. “Nossa ideia é reduzir os acidentes e promover qualidade de vida”, disse João.
A turma de Andressa Ellen, de 15 anos, é da área de Administração. Os adolescentes apresentam o projeto Consultoria Online. A proposta é prestar consultoria online a empresas, nas áreas que eles identificam como mais importantes dentro de uma organização (Recursos Humanos, Marketing e Administrativo-Financeiro), por meio da utilização de e-mails, redes sociais e videoconferências.
“Esta solução reduz custos e aumenta a praticidade, a produtividade e a agilidade”, destacou a jovem estudante do 1º ano. De acordo com Andressa, a Feira da Inovação Técnica proporciona aos alunos um conhecimento maior do mercado de trabalho.
Nesta quinta-feira, segundo a diretora Jane Ramos, serão apresentados os projetos desenvolvidos pelas turmas do 2º e 3º ano, nas categorias Inovação de Produto e Inovação de Processo.