Cidades

A Copa já começou em Alagoas com o programa do Pronatec ‘Copa na Empresa’

25/11/2013
A Copa já começou em Alagoas com o programa do Pronatec ‘Copa na Empresa’
Maragogi2

Maragogi

O Pronatec “Copa na Empresa” acontece nos dois principais polos turísticos de Alagoas, Maceió e Maragogi. O programa – em Maceió – é uma parceria da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro de Convenções e a Escola de Governo; já em Maragogi, essa parceria se estende com a instituição Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CVB). O programa é voltado para empresas atuantes no setor de turismo, que, em conjunto com a Setur, articulam seus colaboradores a participar dos cursos. “É uma oportunidade única para as empresas e também para os participantes, que passam a agregar mais qualificação em sua carreira, assim como no trade turístico”, avalia Danielle Novis, secretária de Estado do Turismo. Além da qualificação, os alunos recebem um incentivo por hora/aula, baseado na carga horária do curso, que auxiliará nas despesas de transporte e alimentação.
Maceió e Maragogi são destinos indutores e estão dentro do raio de alcance de visitação de duas sedes, Recife e Salvador. De acordo com uma pesquisa do perfil do turista estrangeiro, Alagoas será um dos roteiros mais badalados do Nordeste para o evento, gerando grandes expectativas turísticas. “Visando grandes eventos nos próximos anos, nosso papel é investir para que tenhamos um número maior de pessoas qualificadas para atender o público emergente, executando serviços de qualidade”, destaca Fracis Hurst, gestor do programa pela Setur.

Cursos

Em Maragogi e Maceió os cursos que tiveram uma maior procura foram os de Idiomas (inglês e espanhol) e Auxiliar Administrativo. As turmas são formadas com uma média de até 30 alunos e possuem uma carga horária de 180 (Idiomas) e 160 (Auxiliar Administrativo) horas.
Os primeiros passos para essa capacitação já foram dados; a Setur cumpriu seu papel de divulgação e as aulas já tiveram início desde o mês de agosto. Outras ações já estão pontuadas e, a partir de janeiro de 2014, a Secretaria de Estado do Turismo iniciará as ações para novos cursos.