Geral

HGE e SMS implantam Serviço de Atendimento Domiciliar para pacientes da unidade

24/10/2013

Com o objetivo de levar mais qualidade ao atendimento dos pacientes e prestar um serviço qualificado, o Hospital Geral do Estado (HGE) passou a fazer parte do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O serviço foi implantado pela Secretaria de Saúde de Maceió, com a finalidade de auxiliar no processo de alta hospitalar de pacientes.
dsc00302_0   O HGE contará com uma equipe, tendo em vista que o mesmo  está inserido no programa S.O.S. Emergência. A iniciativa irá ajudar no gerenciamento dos leitos da unidade hospitalar, como também proporcionar um tratamento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora de Internação do Hospital Geral do Estado, Virgínia Beatriz Sarmento, explicou que o serviço está dentro da proposta do programa do governo Federal “Melhor em Casa”, que visa proporcionar ao paciente um cuidado de acordo com a sua rotina e dinâmica familiar, dessa forma, evitando a hospitalização desnecessária e reduzindo o risco de infecções. Além disso, o serviço potencializa uma gestão dos leitos hospitalares de urgência e emergência, reduzindo o fluxo de pacientes na unidade hospitalar.
“Este trabalho é fundamental dentro de uma unidade como o HGE, que necessita de uma rotatividade de leitos, além de oferecer uma maior atenção e cuidado com o paciente”, destacou a diretora.
Atualmente  uma equipe provisória está atuando no Hospital Geral, durante dois dias (quarta e sexta-feira). A diretora explicou que uma equipe foi habilitada para o HGE e, até dezembro, estará trabalhando de segunda à sexta-feira.
“Inicialmente os profissionais fazem uma avaliação dos pacientes  que estão aptos para receber alta médica e, em seguida realizam uma visita ao domicílio, observando vários aspectos, a exemplo da presença de uma pessoa para cuidar do doente, situação econômica e outros”, explicou.
De acordo com Virgínia Beatriz, a equipe dará suporte ao paciente que está dentro dos critérios, ou seja, os que estão acamados e precisam da visita de um médico, fisioterapeuta e outros profissionais que integram o grupo multiprofissional. “É uma equipe de apoio que estará passando na residência do paciente e dando o suporte necessário”, frisou.

    SAD

O Serviço de Assistência Domiciliar é mais uma iniciativa para humanizar o atendimento do paciente e permitir que a família acompanhe em sua residência todo o tratamento, sem a necessidade de manter o doente hospitalizado. É destinado as pessoas que têm doenças crônicas e não podem ir até o posto de saúde. As equipes do SAD são compostas por médicos de diversas especialidades, além de enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, farmacêutico e nutricionistas.