Geral

Grupo de Trabalho irá intensificar ações de melhorias no HGE

07/10/2013

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) cria Grupo Técnico-Operativo (GTO) com o objetivo de promover ações de melhorias, em curto prazo, para o Hospital Geral do Estado (HGE). A Portaria que institui o Grupo foi publicada na última sexta-feira (4), no Diário Oficial do Estado.hospital_geral_do_estado_3
Composto por membros da Sesau, o GTO-HGE irá atuar identificando qualquer evento ou circunstância, problemas e dificuldades de ordem técnica, administrativa e gerencial que possam vir a prejudicar o trabalho e, consequentemente, a atenção à saúde prestada pela unidade.  É função também do Grupo identificar soluções e responsáveis diretos, monitorando a concretização das soluções propostas, avaliando resultados e propondo mudanças.
“É determinação do governador Teotonio Vilela Filho termos atenção especial para o HGE. Desde o início estamos estudando possibilidades, levantando os principais problemas, e este Grupo atuará exatamente com o propósito de resolver, de forma ágil, na medida do possível, esses problemas junto à equipe técnica e administrativa da unidade”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
Segundo Villas Bôas, ao criar o GTO, a Sesau pretende estar mais próxima da unidade e irá interceder de forma direta e ágil para resolver situações como a superlotação dos corredores. “Sabemos que temos um longo caminho pela frente. O problema de superlotação vem, principalmente, da desorganização do sistema de saúde e da falta de estrutura nos municípios”.
O secretário afirmou ainda que em Maceió, o governo está investindo na construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na parceria com hospitais que oferecem os leitos de retaguarda para o HGE. “Mas é preciso fazer mais, e esse Grupo de Trabalho irá possibilitar o avanço e organização internamente para receber a população que necessita do atendimento, da melhor maneira possível”, disse.
Algumas medidas como o acompanhamento dos pacientes por uma equipe médica para prestar alta e acompanhar o quadro clínico, bem como as transferências para os leitos de retaguarda, já vêm sendo realizadas. Para o secretário de Estado da Saúde, o primeiro passo do Grupo será o levantamento de situações problemas, para que as medidas de resolução sejam estudadas e colocadas em prática. A primeira reunião do GTO acontece nesta segunda-feira (7), no HGE.
“Pelo menos uma vez por semana eu estarei despachando no HGE, além de acompanhar as reuniões e as ações do GTO de perto. Agora a direção da unidade ganha mais um reforço para melhorar o atendimento naquela unidade hospitalar. Em breve estaremos reabrindo a parte nova, com mais 94 leitos, e uma série de ações será realizada com o intuito de dar um novo rumo ao HGE”, concluiu.
Para Verônica Omena, diretora do Hospital Geral do Estado, o GTO-HGE vem para somar. “Com a criação deste Grupo teremos um grande reforço na administração e na resolução de problemas da unidade, o que é fundamental para o melhor funcionamento. Além disso, estaremos mais conectados com o gabinete do secretário, e com o próprio governador, que vem mostrando total preocupação com a situação do HGE”, disse.