Cidades

Tributo a Edécio Lopes nos 65 Anos da Difusora

17/09/2013

Como parte das comemorações dos 65 anos de fundação da Rádio Difusora de Alagoas, o Instituto Zumbi dos Palmares presta homenagem a Edécio Lopes em evento que acontece na  sexta-feira 20 de setembro, às 20 horas, no Teatro Deodoro. O Tributo a Edécio terá documentário em vídeo sobre o profissional e apresentação musical com artistas alagoanos. Alagoano de coração, o radialista foi também poeta, escritor e compositor, e completaria agora em 2013 80 anos de vida.edeciolopes
Um dos maiores nomes do rádio alagoano, Edécio Lopes desde cedo se apaixonou por essa atividade de comunicação, iniciando a carreira no vizinho estado de Pernambuco, de onde era natural. Durante a trajetória de mais de 50 anos de atuação, passou por várias emissoras  nos dois estados. Criou e tornou referência o “Manhãs Brasileiras”, um dos programas mais duradouros e importantes do rádio alagoano.  Nele, passaram artistas e cantores dos mais variados gêneros da Música Popular Brasileira.
O documentário, produzido pelo filho de Edécio, Edmilson Vasconcelos, será exibido com a interatividade da radialista Floracy Cavalcante, conhecida como a Dama do Rádio alagoano. No repertório das apresentações que abrilhantarão a homenagem, o melhor da música brasileira e nordestina, que o radialista tanto cultuou e divulgou nos 50 anos do seu “Manhãs Brasileiras”, em todas as emissoras em que trabalhou. No Deodoro estarão se apresentando Igbonan Rocha, Eliezer Setton, Alisson Cunha, a cantora Leureny e a Bateria da Escola de Samba Jangadeiros Alagoanos.
Amante do carnaval e coroado como Embaixador do Frevo, Edécio é um dos expoentes mais fortes quando pensamos no Carnaval de Alagoas. É autor da música “Cidade Sorriso”, uma das mais executadas durante os festejos carnavalescos, e considerada um dos hinos do carnaval alagoano por descrever todas as belezas de nossa terra. O radialista faleceu em 21 de janeiro de 2008, em decorrência de um AVC.