Cidades

Secretaria da Mulher discute Plano Juventude Viva em Alagoas

17/09/2013

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos articulou a quinta reunião do Comitê Gestor Estadual do Plano Juventude Viva, realizada nesta terça-feira (17), no auditório da Seplande, com o objetivo de discutir ações e resultados.
jv2 O encontro, que tinha como pauta a apresentação das atividades do plano e discussão do projeto de economia solidária, foi dividido em dois momentos. No primeiro, uma equipe técnica do programa Alagoas Tem Pressa apresentou o método de monitoramento do programa. Em seguida, os membros discutiram a execução das ações.
A reunião teve participação – além dos membros das secretarias estaduais de Cultura, Trabalho, Assistência Social, Educação, e de secretarias municipais de Maceió e Marechal Deodoro – da representante da Secretaria Nacional de Juventude, Andreia Macedo. “Tenho a missão hoje de acompanhar o que já foi executado e entender a situação de Alagoas. Percebo, não só aqui no estado, que se expõem muitas dificuldades e poucas propostas de soluções. É importante ouvir as dificuldades, mas é fundamental buscar soluções”, disse Andreia Macedo, que é consultora de monitoramento do Plano Juventude Viva.
Ela fará visitas técnicas nos quatro municípios envolvidos no plano estadual: Maceió, União do Palmares, Arapiraca e Marechal Deodoro. Presidenta do comitê gestor em Alagoas, a secretária estadual Katia Born ressaltou a importância de otimizar as ações, ideias, problemas e soluções. “Não dá para rediscutir sempre. Vamos priorizar quem precisa e trabalhar o plano”, resumiu.
Durante a apresentação da Secretaria Estadual de Trabalho sobre a economia solidária, o gestor da pasta, Alberto Sextafeira, disse que pretende introduzir a iniciativa entre os jovens do plano. “Economia solidária é uma nova vertente da economia. Percebemos que não existe grupo de economia solidária no recorte do Juventude Viva e nossa ideia é criar mecanismos para implementar a economia solidária entre os jovens, utilizando o programa ‘Produzir Juntos’”, explicou Sextafeira.