Cidades

Maceió: Projeto da SMS incentiva cultivo de horta em unidade do PSF

26/09/2013

A Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) Tarcísio Palmeira, no Pontal da Barra, desenvolveu uma prática criativa que serve como tratamento coadjuvante para hipertensão, diabetes e viroses. O projeto piloto batizado de “Projeto Semear” aproveitou os espaços laterais do prédio para cultivar uma horta vertical, com plantio de diferentes tipos de sementes. A ideia foi da enfermeira Quitéria Maria Barros.
As hortaliças e sementes cultivadas nas hortas verticais são Hortelã da Folha Larga, Pata de Vaca, Camomila, Capim Santo, Erva Cidreira, Boldo, Anador, Manjericão, Alecrim, Coentro, Agrião, entre outras.
Primeiramente a equipe se propôs a incentivar hábitos saudáveis à população, na substituição do sal da dieta, utilizando as hortaliças no tempero dos alimentos dos pacientes atendidos na unidade. Quando procuram o posto de saúde para tratamento, esse pessoal recebe dos profissionais chás e mudas dessas hortaliças e sementes.
Com esse incentivo, os beneficiados são estimulados a também criarem hortas em suas residências, transformando-se em agentes multiplicadores do Projeto Semear.
A confecção da horta vertical é simples, barata e sustentável. As sementes são plantadas em garrafas pets. Os agentes comunitários de saúde recebem as garrafas selecionadas pelos próprios moradores do bairro. Eles limpam, preparam, adubam e penduram as garrafas nas paredes presas por barbantes. Nelas são colocadas as sementes e mudas, nomeando a hortaliça e a data do plantio da mesma.

GEDC1707-1024x612