Cidades

Itec recebe Relatório de Autoavaliação Assistida

17/09/2013

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) apresentou aos gestores do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec), nesta terça-feira (17), o Relatório de Autoavaliação Assistida – documento que trata do diagnóstico de gestão da instituição e pontua as práticas atuais e as possibilidades de melhoria. O relatório foi elaborado e apresentado pelo consultor da FNQ, Ricardo Motta.colaboradores48976
A ação está inserida no processo de implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) em todo o Sistema Secti – composto pela Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Itec e Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal). O trabalho está sendo conduzido pela FNQ em parceria com o Movimento Alagoas Competitiva (MAC).
O diretor-presidente do Itec, Alyson Oliveira, ressaltou que o resultado da Autoavaliação Assistida vai originar dois importantes documentos que irão nortear os próximos passos da instituição: o plano de melhoria da gestão – voltado para a gestão e processos – e o planejamento estratégico, cujas oficinas já estão sendo realizadas. Ele frisou ainda que o trabalho desenvolvido é pioneiro no órgão. “É um diferencial no Estado de Alagoas, uma quebra de paradigmas, pois hoje no setor público somente a Seplande atua com este modelo de gestão e agora o Sistema Secti também está inserido nesse contexto”, disse.
O processo de Autoavaliação Assistida consistiu em várias etapas, começando pela capacitação dos colaboradores que atuaram como multiplicadores e avaliadores internos do modelo de gestão. Em seguida, foi feita a descrição das práticas de gestão e resultados organizacionais e de cada área, visitas do consultor para verificação no local dessas práticas e entrevistas com colaboradores, tendo com última etapa a construção desse relatório, que identificou os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em cada critério de avaliação da excelência da gestão, que são: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
O consultor Ricardo Motta elogiou os colaboradores do Itec pelo empenho e participação no processo, assim como destacou o trabalho da coordenação do MEG no órgão pela dedicação e condução do processo que garantiu o cumprimento de todas as atividades dentro dos prazos estabelecidos. “Gostaria de ressaltar que este resultado foi construído por vocês, que tiveram uma participação muito ativa nesse processo. O trabalho foi muito bem conduzido; a contribuição dos avaliadores internos foi muito grande, todos estavam muito engajados”, destacou o consultor.
Alyson Oliveira destacou que o processo conta com a participação ativa dos colaboradores do órgão, orientados pela consultoria. “Com as informações deste relatório, vamos definir as ações e colocá-las em prática. Esse é o primeiro passo para evoluir. O Itec tem potencial para atingir os resultados esperados e o comprometimento de todos vai ser fundamental para o sucesso da ação”, avaliou o diretor.
Para a coordenadora do MEG no Itec, Leide Isabel Coelho, “o resultado da Autoavaliação Assistida enseja uma análise crítica inicial dos sistemas, processos e procedimentos existentes na nossa organização”. Segundo a coordenadora, o processo foi conduzido por profissionais especializados no uso e nos conceitos do MEG, instigando reflexões e permitindo ao Itec um diagnóstico preciso e coerente de sua situação. “Agora é seguir em frente, bem mais motivados com o resultado, na certeza de que estamos no caminho certo”, acrescentou Isabel.