Geral

HGE completa cinco anos e reafirma eficiência na área de urgência e emergência

13/09/2013

O Hospital Geral do Estado (HGE) representa uma referência no atendimento de urgência e emergência. Ao longo dos seus cinco anos, comemorados nesta segunda-feira (16), a unidade tem prestado relevantes serviços à população alagoana, sendo a principal porta de entrada de casos graves e, até mesmo, de alguns que não são referenciados. Várias pessoas que passaram pela unidade hospitalar sobreviveram, graças ao empenho e atenção dos profissionais.Olival Santos
A cada dia o Governo do Estado vem procurando melhorar a assistência aos seus usuários, adquirindo novos equipamentos e capacitando os profissionais. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Jorge Villas Bôas, “as mudanças já são reais e com a inserção do HGE no S.O.S. Emergências, programa do Ministério da Saúde (MS) para qualificar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço prestado à população será incrementado”.
Segundo a diretora do HGE, Verônica Omena, para reforçar o atendimento à população, o HGE está adquirindo novos equipamentos, com recursos do programado governo Federal “S.O.S. Emergência”, num total de R$ 3 milhões. Foram adquiridos recentemente com a verba um tomógrafo, ventiladores pulmonares e aparelhos de neurocirurgia.
A diretora informou, ainda, que com os recursos serão adquiridos também, unidades geradoras de água gelada (Chiller), expansores de pele para enxerto, respiradores volumétricos, desfibriladores, laringoscópio (exame de laringe), aparelhos de ultrassonografia, monitores, macas, eletrocardiógrafo, broncoscópio (para exames das vias aéreas), entre outros. A compra está em processo de licitação.
“O parque tecnológico do HGE será modernizado e os novos equipamentos serão utilizados, também, na nova unidade do hospital que será inaugurada. O que permitirá uma melhor assistência aos pacientes”, ressaltou a diretora do hospital, Verôncia Omena.

    Vidas que foram salvas – Como se tornou um estabelecimento de saúde, onde todos procuram, apesar de ser de sua responsabilidade, os casos de urgência e emergência, o HGE, em julho deste ano, cedeu seu espaço para que médicos da Maternidade Escola Santa Mônica fizessem uma cesariana de alto risco.
O procedimento foi realizado em uma adolescente de 17 anos, que estava com um edema cerebral. A gestação, que estava no oitavo mês, teve que ser interrompida e os profissionais se mobilizaram para salvar a vida da mãe e do filho. Todos os procedimentos necessários foram adotados e o resultado não poderia ser outro, os dois foram salvos.
Em 2008, Rafaela Oliveira de Barros foi internada na unidade e passou dois meses. A doença não limitou Rafaela, portadora de uma doença degenerativa muscular, que aos 14 anos lançou um livro “Vida de UTI – A esperança de uma menina”. Após dois meses da inauguração do HGE, a adolescente foi para uma casa alugada pelo estado, onde reside com os pais e, é assistida através de um serviço de “Home Care”.

   Histórico – O HGE foi inaugurado em 16 de setembro de 2008, pelo governador Teotonio Vilela e o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O novo complexo hospitalar foi concluído através de convênio entre o Ministério da Saúde (MS) e o Governo do Estado com o Programa QualiSUS.  O complexo hospitalar surgiu da junção entre o Hospital Escola Dr. José Carneiro (HEJC) e a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages (UE). O hospital que tinha 278 leitos e  passou para 410 leitos, dos quais, 50 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Hospital Geral é separado por áreas: Área Vermelha, destinada a pacientes graves; Área Amarela, pacientes em observação, Área Azul, destinada a pacientes menos grave e a Área Verde, destinada aos pacientes internados. Ao todo são 15 mil metros quadrados de área física. De setembro de 2008 a agosto de 2013 foram atendidas na unidade hospitalar 715.805. Em média entre 450 a 500 pessoas são atendidas no hospital, oriundas de Maceió e de diversos municípios alagoanos.