Cidades

Empresas podem solicitar acesso ao Sistema Nacional de Defesa de Consumidor pela internet

12/09/2013

Para ter acesso ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e acompanhar os processos abertos pelos clientes no Procon de Alagoas, era necessário enviar um representante à sede do Procon e abrir processo de solicitação de senha. A partir desta quinta-feira (12), a solicitação de acesso ao sistema pode ser feita via internet através do endereço eletrônico consultafornecedor.procon.al.gov.brAscom
“Acredito que a facilidade de acesso das empresas aos autos é interessante inclusive para o consumidor porque a partir do momento que as empresas têm acesso mais rápido aos processos, isso dá à empresa maior tempo de pensar em propostas de acordo, em negociações e em maneiras de reparar o dano causado ao consumidor, pois havia casos onde a empresa não apresenta uma proposta de acordo por não ter tempo hábil para visualizar os fatos apresentados pelo consumidor”, conclui o advogado, Lauro Lyra Aguiar.
Para o superintendente do Procon/AL Rodrigo Cunha, o sistema vai facilitar a vida dos consumidores. “Prezamos pela transparência e agilidade das nossas atividades. E através da informatização as empresas vão poder acompanhar os processos e resolve-los os problemas de consumo”, ressalta Cunha.
O sistema solicitado pelo Procon para automatizar o processo de criação de senha foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) e além de facilitar o acesso, deve potencializar o controle do Procon às solicitações feitas pelas empresas,a través de relatórios e registros dos procuradores das empresas via sistema.