Cidades

Desenvolve assina contratos para apoio a microindústrias

17/09/2013

Dando continuidade às ações do Edital de Convocatória para Apoio às Microindústrias de Alagoas, a Desenvolve – Agência de Fomento recebeu, nesta terça-feira (17), as 11 empresas selecionadas para assinatura dos contratos que vão celebrar a concessão dos recursos não reembolsáveis. Cada vencedora do edital vai receber um investimento médio de R$ 60 mil para fortalecimento industrial.de
Com a assinatura dos contratos, a Desenvolve e as beneficiárias se comprometem, na medida de suas possibilidades, a conjugarem esforços com o propósito de operacionalizar o projeto e o plano de trabalho apresentados.
Segundo o analista de Projetos da Desenvolve, Mário Amaral, a ideia central do edital é promover maior acesso dos micros e pequenos empreendimentos alagoanos ao crédito, de modo que possam atender ao mercado com incremento de sua produção e produtividade. “Em breve estaremos realizando visitas técnicas a todas as agraciadas com este projeto, para iniciar o processo de acompanhamento e avaliação, que deve ser feito ao longo dos próximos 12 meses”, enfatizou.

    Desenvolvimento sustentável

Para o presidente da Associação Agroecológica do Vale do Mundaú (Ecoduvale), Inácio Francino da Silva, ser uma das empresas beneficiadas com este edital vai proporcionar o desenvolvimento sustentável do negócio. “Com isso estaremos gerando uma ampliação da produção, através do beneficiamento da fruta, buscando novos mercados e melhorando a renda de nossos produtores”, destacou.
Além da Ecodovale, serão beneficiadas as microindústrias: Angela Maria Malta Silva – Me (Biscoitos Caseiro D’Lícia); Izaelva Medino da Silva – ME (Codimentos Thiara); Mário Calheiros de Lima e Cia. Ltda. (compostos de mel e vinagre de mel); Pedrosa e Melo Cia. Ltda. – ME (fardamentos e bordados); Cerâmica Capelli Ltda. (blocos e telhas); Cerâmica Nossa Senhora Aparecida Ltda – ME (peças cerâmicas); Maria das Graças Oliveira Silva Confecções – Me – D’San – (confecção profissional); Cooperativa Agropecuária de Campo Grande – Coopeagro (farinha de mandioca); Fibraton – Ind., Com. e Exportação Ltda. (revestimento de paredes e muros); Ind. e Com. Massas Macias Ltda. – EPP – Panaderia (padaria conceito – pães e salgados).
O Edital de Apoio a Microindústria é fruto do convênio entre a Desenvolve e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).