Cidades

Alunas do nado sincronizado foram homenageadas pelo governador

10/09/2013

A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, recebeu nesta terça-feira (10) a visita do governador Teotonio Vilela Filho, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa). A visita teve como objetivo acompanhar as ações em desenvolvimento no âmbito educacional e esportivo no Estado e debater melhorias por meio de um contato direto com estudantes, professores e funcionários da pasta.
nado sicronizado no cepaNa ocasião, o governador prestigiou a reunião de mobilização para a IV Conferência Estadual Pelo Meio Ambiente, que acontecia no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor) com a presença de alunos, professores e servidores de escolas de todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O governador elogiou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes em prol da sustentabilidade e ressaltou a importância de debater temas relacionados ao meio ambiente na Educação.
“Tudo o que temos hoje na natureza foi herança dos nossos antepassados. Se não nos preocuparmos em conscientizar nossos estudantes e a sociedade sobre o cuidado que devemos ter com o meio ambiente, as próximas gerações serão penalizadas. Quero parabenizar os professores e estudantes envolvidos com esse projeto”, declarou.

    Enem

Em seguida, o governador participou da inauguração do Centro de Apoio aos cerca de 25 mil estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“O espaço conta com dois ambientes de suporte: em uma sala, será ministrado um curso virtual de Lógica com base nas questões do Enem, e, em outra, haverá exibição de vídeos com questões comentadas das provas aplicadas em anos anteriores e outros recursos digitais voltados para o exame e a assistência individual aos alunos da rede”, explicou Josicleide Moura.
De acordo com a secretária, a estrutura contempla, também, a capacitação de 100 professores, que participarão de curso com carga horária de 40 horas, sendo 8 presenciais e 32 em ambiente online.
O estudante que cursa o terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Afrânio Lages, Josinaldo Firmino, conversou com o governador em meio à inauguração e disse que a estrutura da sala foi um importante feito da secretaria para melhor preparação dos estudantes que farão a prova.
“Na minha escola, tenho acesso a planos de conteúdos direcionados para o Enem, professores qualificados e engajados com o programa, simulados, aulões e outras ferramentas. Queremos mais ações como essa em toda a rede”, concluiu.
Teotonio Vilela reconheceu que a Educação exige uma atenção especial e ressaltou a união de esforços para a melhoria da rede pública estadual de ensino.
“Todos os esforços da pasta e do Governo como um todo são voltados para a garantia do acesso a uma educação de qualidade, com o desenvolvimento de ações como essa, com vista a garantir a inserção dos estudantes da rede em universidades pelo País, com o reforço daquilo que é visto em sala de aula. Sei que ainda temos muito trabalho a fazer, mas estamos focados na Educação”, enfatizou.
Ao final da visita, o governador assistiu a apresentações individuais e em equipe do Nado Sincronizado do complexo educacional. Recentemente, o esporte trouxe mais uma vez para Alagoas a primeira colocação no brasileirão da categoria. É o terceiro ano consecutivo em que a equipe de Nado Sincronizado do Cepa ganha o primeiro lugar na competição.
Ao parabenizar as atletas uma a uma, o governador entregou medalhas de honra e placas de homenagem às estudantes. “Fiquei feliz em ver a piscina do Cepa em uso, limpa e sendo bem utilizada. O esporte deve estar atrelado à educação. As estudantes são muito esforçadas e talentosas e representam muito bem nosso Estado”, disse.
Após as apresentações, o governador ouviu as estudantes e a treinadora Erielza Homero. “As alunas são muito esforçadas e dedicadas e a visita do governador é de grande importância para elas, para que se sintam homenageadas e ouvidas. O apoio do Estado é essencial para que o esporte continue sendo destaque nacionalmente”, concluiu a treinadora.