Geral

Alagoas conquista o bicampeonato no salão da inovação do RioInfo

20/09/2013

Uma delegação do Sebrae de Alagoas com 22 empreendedores digitais chamava a atenção no RioInfo 2013. Primeiro, porque era o único estado da Federação que garantiu um estande para que sua missão de empresários aproveitasse as oportunidades de negócios que o evento proporcionava.Projetos CrowdMobi e TraktoPro
Durante os dias 17, 18 e 19 de setembro, nossos empreendedores utilizaram o espaço da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti) para apresentar seus projetos, receber investidores, marcar encontros e conversar com potenciais parceiros e divulgar o movimento SuruValley, marca registrada do crescimento deste mercado no Estado. Além disso, era a segunda maior delegação do evento, com dois projetos selecionados para a final no salão da inovação.
Concorrendo com dezenas de ideias de vários lugares dentro e fora do Brasil, os projetos CrowdMobi e TraktoPro mostraram que Alagoas se consolida como celeiro de talentos inovadores no empreendedorismo digital. O CrowdMobi garantiu o bicampeonato para nosso Estado, conquistando a vitória na categoria empresa experiente, o mesmo prêmio angariado no ano passado pelo Hand Talk, considerado pelas Nações Unidas como o melhor aplicativo de inclusão social do mundo. Já o TraktoPro, que foi selecionado para a semifinal, mostrou que tem potencial para ir para qualquer lugar do mundo e até já recebeu convite para a TechCity, em Londres.
O CrowdMobi é uma plataforma para monitorar e avaliar a qualidade dos serviços das operadoras de telefonia móvel. Oferece várias soluções que podem tanto ajudar os usuários como também empresas. Permite fazer a gestão da conta de celular, tanto da pessoa física como jurídica, verificar e comparar os sinais das operadoras, os serviços de SMS, observar mapas da atuação delas e comprovar se o que está sendo oferecido corresponde à realidade.
Já o TraktoPro criou uma solução para que propostas comerciais e cálculos de valor de projetos possam ser feitos em até cinco minutos. Com o projeto, profissionais das diversas áreas de atuação poderão saber como cobrar um preço justo pelo seu trabalho, embutindo no preço todos os itens que devem contar nos custos desse cálculo.
Para Leandro Neves e Daniel Amaral, ambos do CrowdMobi, a estratégia do Sebrae, ao viabilizar essa missão pra o RioInfo, bem como o apoio da Secti foram fundamentais. “Sem isso não tínhamos como custear nossa vinda ao Rio. Também foi muito importante o apoio da torcida dos nossos colegas alagoanos, que além de nos motivar muito ajudaram a preparar nossa apresentação”, afirmam os empreendedores. “Foi um trabalho de várias mãos, que começou desde o DemoDay Alagoas, quando ganhamos o passaporte pra vir competir no RioInfo. Só temos que agradecer e agora nos preparar ainda mais para os desafios que vem pela frente”.
Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Setton, a união entre os empreendedores é resultado de maturidade profissional e reflete na qualidade dos projetos apresentados. Mostra que a soma dos esforços é sempre o melhor caminho para colher os frutos.
“A conquista de Alagoas com o movimento SururuValley só tende a crescer porque é um trabalho consistente, que envolve vários parceiros públicos e privados, e que será coroado com a construção do Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços, em Jaraguá, uma obra de R$ 15 milhões do Governo do Estado, que deve ficar pronta até final de 2014”, afirma Setton.