Cidades

Recursos garantem fortalecimento da inclusão produtiva

26/07/2013
Recursos garantem fortalecimento da inclusão produtiva

A diretoria da Emater esteve reunida com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, nesta quinta-feira (25), para discutir projetos que visem à inclusão produtiva em Alagoas.
A diretora presidente do órgão, Inês Pacheco, explicou que os projetos permitirão a ampliação dos serviços de assistência técnica e extensão rural, visando à promoção da inclusão produtiva das populações vulneráveis do meio rural, através de investimentos de curto e médio prazos. Cerca de R$ 7 milhões já foram garantidos, através de recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste) para Alagoas, cujo financiamento é do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).
“Os recursos destinados vão nos ajudar a cumprir as metas pactuadas no projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva do Estado que está no escopo de projetos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, dentro do Programa Alagoas Tem Pressa”, afirmou a diretora presidente da Emater. Entre as ações de curto prazo, encontra-se a aquisição de veículos para os serviços de extensão rural e de máquinas e ferramentas para a produção.
Batedeira de cereais, peneira vibratória, balança, ensiladeira, forrageira, arado de aço e plantadeira manual são os equipamentos que serão adquiridos e vão compor os bancos comunitários de ferramentas – programa que controla os equipamentos e “empresta” aos agricultores por meio de um sistema de aluguel, mas sem custos. Dentro dos R$ 7 milhões, um montante também será destinado para o programa de inclusão produtiva e desenvolvimento de capacidades locais.
O programa vai estimular a estruturação de 100 bancos comunitários de sementes e ferramentas, a fim de promover maior autonomia produtiva ao agricultor familiar, contribuindo na conservação do patrimônio genético presente nas sementes ‘crioulas’ e segurança alimentar das famílias. Aproximadamente 35 municípios do Estado de Alagoas estão envolvidos na ação, totalizando cerca de cinco mil agricultores familiares.
“O governador não mede esforços no que diz respeito à agricultura familiar e a orientação dele é que toda a sua equipe trabalhe no sentindo de fixar os agricultores no campo e sobreviva do seu próprio negócio”, afirmou o secretário Luiz Otávio Gomes. “Para que a Emater tenha um trabalho reconhecido, vamos providenciar novas instalações com laboratórios para pesquisas e um espaço para desenvolver atividades de campo”.

    Instituto Zumbi dos Palmares

Nesta quinta-feira (25), o secretário Luiz Otavio também se reuniu com toda a equipe do IZP para dar continuidade a uma reunião que tiveram em maio onde foram aprovados recursos para a reativação de duas emissoras de televisão no interior do Estado, a migração da TV Educativa para o formato digital; melhorias na iluminação, sistema de câmeras e reforma da parte elétrica do Teatro Linda Mascarenhas e a interiorização da TV Educativa (TVE) por meio de satélites. O diretor presidente do IZP, Marcelo Sandes, garantiu que entre fevereiro e março do próximo ano tudo estará pronto para inauguração.