Geral

Estudantes vão implantar sistema de gestão em microempresas alagoanas

24/04/2013

Um grupo de trabalho realizou, nessa terça-feira (23), na sede da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, uma reunião para discutir, avaliar e     traçar um novo cronograma para iniciar as instalações do software Wiki Boss em algumas microempresas do Estado. Após a instalação, o sistema vai     permitir aos empresários locais gerenciar o empreendimento de forma mais organizada.
O software foi elaborado por estudantes que participaram do projeto Talento Wiki Desenvolve de Gestão, entre abril de 2011 e setembro de 2012, e     engloba módulos de Financeiro, Comercial, Contábil, Recursos Humanos e Plano de Negócio.
Segundo a analista de Projetos da Desenvolve, Cíntia Silver, a formação do grupo de trabalho foi importante para realizar as avaliações e possíveis     correções do sistema, antes mesmo da instalação nas empresas. “O objetivo é testar as ferramentas do programa, principalmente as suas condições de     usabilidade para que os empresários não tenham nenhum problema futuro”, explicou.
Para isso, o Sebrae Alagoas, parceiro da Desenvolve neste projeto, disponibilizou dois consultores que trabalharão em conjunto com as 15 empresas     pilotos escolhidas para utilizarem o software e aos desenvolvedores do próprio WikiBoss.
“Os consultores irão analisar ainda o perfil de cada empresa, qual é o seu foco, o negócio e poderão adequar a gestão da empresa ao software. A     partir disso, eles também poderão fazer os ajustes necessários ao sistema para que haja a interação ideal entre ambos”, detalhou a analista Cíntia     Silver.
De acordo com a estudante Michelly Oliveira, esta interação é fundamental para a orientação quanto à funcionalidade do cliente para adaptação do     sistema. “Estas avaliações estão sendo muito importante porque fizemos um sistema baseado em pesquisas teóricas, mas sem nenhum conhecimento prévio     da real necessidade quanto à gestão de negócios”, enfatizou.

Termo de Premiação – Durante o encontro, ainda foi assinado um termo de premiação com encargos, que firma uma parceria entre os estudantes e a     Desenvolve, com a finalidade de acompanhamento do uso do software nas empresas, bem como na realização das atualizações necessárias.
Em contrapartida a este acompanhamento por parte dos alunos, a Desenvolve cumprirá com o estabelecido no edital do concurso Prêmio Talento Wiki: uma     premiação que consiste no pagamento pelo prazo de seis meses de uma ajuda de custo aos vencedores no valor de R$ 500,00 mensais.
De acordo com as cláusulas do termo, o pagamento será efetuado mediante apresentação de relatório de atividades, juntamente com um CD contendo a     versão final do software.
Prêmio Talento Wiki – O prêmio foi um projeto promovido pela Desenvolve, em parceria com a empresa Bessa’s Technology, em que alunos dos cursos de     Sistema da Informação e Ciências da Computação elaboraram um software de gestão para pequenas empresas.
Além da Desenvolve e da Bessa’s Technology, o programa contou com a parceria das Secretarias de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico     (Seplande), e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Sebrae Alagoas.

Tags: