quarta-feira, 26 de junho de 2019

Blogs

MDB ainda não tem pré-candidato definido a sucessão em 2020 em Arapiraca

O MDB até o momento, não tem pré-candidato definido a sucessão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) em 2020 que vai para a reeleição. Até o momento, seu nome é o único definido. O deputado Ricardo Nezinho não anuncia que é pré-candidato porque não tem a segurança total do partido no municipio que é dirigido pelo vice-governador

Luciano Barbosa, que teria pretensões de retornar a prefeitura mais importante do interior do Estado.  Quanto a participação do deputado federal Severino Pessoa no pleito em 2020 ainda é uma incognita.

Deputada federal Tereza Nelma é a mais nova aliada de Rogério Teófilo 

A deputada federal Tereza Nelma (PSDB) que mesmo sem uma votação expressiva em Arapiraca sua terra natal, é a mais nova aliada do prefeito Rogério Teófilo na gestão e no projeto de reeleição. Tereza Nelma indicou Zélia Azevedo para a pasta municipal de Desenvolvimento Economico e Turismo inclusive participando da sua posse.

O inferno astral de Padre Eraldo 

De acordo com o blog do jornalista Ricardo Mota a Câmara de Vereadores de Delmiro aceitou quatro pedidos de cassação do prefeito Padre Eraldo A situação do prefeito, eleito sob grande expectativa da população – e de todo o Estado –, está cada vez mais complicada, inclusive com as ações que já correm na justiça comum (são cinco).

O inferno 02

No total, foram apresentados oito pedidos de cassação do Padre Eraldo, quatro deles, agora, já em tramitação nas comissões especiais criadas com esse objetivo. Mas o processo é longo e difícil: para que aconteça a cassação – por improbidade –, pelo menos um dos processos precisa ter, no mínimo, oito dos onze votos da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia.

O inferno 03

Do ponto de vista político, Padre Eraldo está cada vez mais isolado, com minoria no Legislativo Municipal. O prefeito também perdeu, fortemente, apoio popular este ano, e até a a UPA que funciona no município esteve na iminência de fechar as portas. É difícil, mesmo assim, fazer um prognóstico sobre o futuro dos pedidos de cassação, principalmente porque falta apenas um ano e meio para as próxima eleições municipais.

STF arquiva mais um processo contra o senador Renan Calheiros 

O Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou mais um processo da Operação Lava Jato contra o senador Renan Calheiros (MDB). O ato do STF, assinado pelo relator ministro Edson Fachin, foi comemorado pelo senador em sua conta no Twittter.

STF arquiva 02

Renan havia sido acusado pelo Ministério Público Federal de suposto recebimento de valores para aprovar medidas provisórias. O arquivamento do processo por falta de provas beneficiou também o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, acusado na mesma ação.

Reação de Renan

Depois da decisão do STF, o senador usou o Twitter a para atacar o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da Lava Jato no Paraná, e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, que formulou a maioria das denúncias da PGR contra detentores de foro privilegiado. O ex-presidente do Senado já teve vários inquéritos arquivados, ainda responde a outros, mas até o momento não tornou-se réu no Supremo no âmbito da Lava Jato.

9a Vara Arapiraca novo titular

O juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos foi empossado na 9º Vara Cível de Arapiraca, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan de Albuquerque, em solenidade na última quinta-feira (2). Carlos Bruno era titular do Juizado Especial Cível e Criminal de União dos Palmares, de segunda entrância, e foi promovido para a vara de terceira entrância pelo critério de merecimento, conforme decisão do Pleno do Tribunal.

PRB com novo nome 

O PRB, partido do deputado federal alagoano, Severino Pessoa, irá mudar de nome e passará a se chamar “Republicanos”. A legenda, que construiu nos últimos anos uma das maiores bancadas no Congresso, se denominará, daqui para a frente, um partido de centro-direita. O partido quer criar um movimento independente do bolsonarismo, que é descrito como um exemplo de uma direita “radical”. As linhas de trabalho, porém, serão as mesmas de Jair Bolsonaro na campanha vencedora do ano passado.

A reclamação dos deputados 

De acordo com o blog do jornalista Edivaldo Júnior, na volta ao Gabinete Civil, Fábio Farias enfrenta um desafio– especialmente no campo político. Nos últimos dias, Fábio Farias tem recebido reclamações de deputados estaduais a respeito do tratamento do “Palácio dos Palmares”

A reclamação 02

Nos primeiros dias após o retorno, a agenda de Fábio farias incluiu conversas com deputados da “oposição” na Assembleia Legislativa de Alagoas, a começar por Davi Maia, passando por Dudu Ronalsa, Jó Pereira e uma visita ao presidente da ALE, Marcelo Victor. Oficialmente, são conversas de (re) aproximação. Mas se sabe que na verdade o objetivo é restabelecer pontes.

A reclamação 03

E não é só Fábio Farias que tem ouvido reclamações. O articulador político do governo, Ademir Cabral e o próprio governador Renan Filho tem escutado reclamações até mesmo dos aliados mais fiéis do governo. As queixas vão de “diferença de tratamento” a “demora nas nomeações de cargos”.

A reclamação 04 

O argumento mais forte tem sido repetido pelos corredores e até abertamente: parlamentares da base do governo que agem como independente ou oposição tem fatias maiores no Executivo – em alguns casos até secretarias – enquanto os deputados considerados mais leais estão esperando um aceno palaciano.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com