Alagoas

Governadores aprovam financiamento para promoção do turismo e da cultura nordestina no exterior

Assembleia geral em Maceió define investimento conjunto para ampliar divulgação internacional e debate temas regionais como o FPE e tarifas de energia.

Fábia Assumpção/Agência Alagoas 05/02/2026
Governadores aprovam financiamento para promoção do turismo e da cultura nordestina no exterior
Governadores do Nordeste aprovam financiamento para divulgar turismo e cultura no exterior durante assembleia em Maceió. - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Os nove governadores do Nordeste aprovaram, nesta quinta-feira (5), um financiamento destinado à promoção da cultura e do turismo da região no exterior. A decisão foi tomada durante a primeira assembleia geral do Consórcio Nordeste em 2026, realizada no Centro de Eventos do Hotel Jatiúca, em Maceió.

O valor aprovado, de R$ 450 mil, será dividido entre os nove estados e utilizado para a produção de material de divulgação das potencialidades do Nordeste.

Segundo a coordenadora da Câmara Temática do Turismo, secretária Bárbara Braga, o Nordeste tem registrado um aumento expressivo no número de turistas estrangeiros, chegando a crescer até 300% em estados como a Paraíba. "É preciso ampliar a divulgação das potencialidades da região no exterior e estaremos promovendo uma campanha das nossas festas juninas na Argentina", anunciou a secretária.

Durante a assembleia, os governadores também discutiram outros temas relevantes para a região, como as regras de transição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), atualmente em análise no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ficou aprovado o agendamento de uma reunião com o presidente do STF, ministro Fachin, para solicitar o adiamento da análise do tema, prevista para o dia 1º de março.

Os governadores também propuseram que a Câmara Temática dos secretários da Fazenda elabore uma proposta para evitar perdas financeiras aos estados nordestinos diante das mudanças nas regras do FPE.

Outro ponto de debate foi o processo em tramitação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que prevê redução de tarifas para a região Norte, mas deixa de fora os estados do Nordeste.

De acordo com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, enquanto os estados do Norte podem ter uma redução de até 20% na conta de energia, no Nordeste esse percentual não deve ultrapassar 5%.

No encerramento da reunião, o presidente do Consórcio Nordeste, governador Paulo Dantas, agradeceu a presença dos governadores na primeira assembleia de 2026. "Asseguro que todos os compromissos firmados nessa primeira assembleia serão cumpridos", afirmou.