Alagoas

Consórcio Nordeste firma protocolo com Enap para gestão pública e inovação regional

Acordo prevê capacitação de gestores e fortalecimento de laboratórios de inovação nos estados do Nordeste

Agência Alagoas 05/02/2026
Consórcio Nordeste firma protocolo com Enap para gestão pública e inovação regional
Consórcio Nordeste e Enap firmam acordo para capacitação e inovação na gestão pública regional. - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O Consórcio Nordeste assinou, nesta quinta-feira (5), durante Assembleia Geral em Maceió, um Protocolo de Intenções com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é formalizar a cooperação iniciada em 2025, voltada à qualificação da gestão pública, formação de gestores e incentivo à inovação governamental.

A reunião foi conduzida pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, que assumiu a presidência do Consórcio Nordeste durante a solenidade realizada no Hotel Jatiúca.

A parceria com a Enap busca alinhar cursos e trilhas formativas às necessidades concretas dos estados nordestinos, ampliando a oferta de capacitações e valorizando as experiências regionais.

A presidenta da Enap, Bethânia Lemos, destacou que o acordo vai acelerar o funcionamento de 40 laboratórios de inovação distribuídos pelo Nordeste.

“Com esta assinatura, vamos promover uma cooperação para olhar para fora, ouvir as pessoas e impulsionar a inovação para o desenvolvimento de todo o Nordeste”, afirmou Bethânia Lemos.

O governador Paulo Dantas também ressaltou os benefícios da iniciativa: “Esse acordo trará grandes resultados para a nossa região e vai aprimorar a eficiência da nossa governança”.

Além de contribuir diretamente para a capacitação dos quadros técnicos dos estados, a aproximação do consórcio com a Enap permite que o Nordeste tenha maior protagonismo na definição de temas, trilhas formativas e abordagens metodológicas.

De acordo com o protocolo, a iniciativa se apresenta ainda como um instrumento capaz de integrar formação, inovação e articulação federativa, criando condições para que as capacitações estejam alinhadas à realidade e às prioridades do Nordeste.