Geral

Sesc movimenta as férias de janeiro com cursos de artes

17/01/2020
Sesc movimenta as férias de janeiro com cursos de artes

As férias não são apenas um período de descanso. Existem muitas possibilidades de descobertas. No Teatro Jofre Soares e na Musicoteca, na Unidade Sesc Centro, em Maceió, crianças e adultos participam dos cursos gratuitos de artes promovidos pela instituição no mês de janeiro. Durante esta semana (13 a 17), estão sendo realizadas as aulas de Musicalização Infantil, para crianças de 7 a 12 anos, e Técnica Vocal, para alunos a partir dos 16 anos. No palco do teatro, olhos atentos para as teclas e os pedais do piano. As crianças formam um círculo e falam ao mesmo tempo: muitos questionamentos sobre as escalas musicais e a engenharia do instrumento. Comandando essa turma, o professor José Luann Veiga revela um sorriso no rosto. Ele conta que a metodologia do curso varia muito. “Trabalho com um norte específico. Penso mais nas questões gerais que quero trabalhar. Aqui, que é uma turma grande, a gente dá o enfoque na voz. Montamos um pequeno coro e trabalhamos timbre, melodia, dinâmica. Tudo em cima desse tipo de formação”, afirma.

O professor continua e revela que busca explorar todos os sentidos dos alunos, de modo que possa contribuir para o crescimento das crianças. E isso é confirmado pelos próprios participantes. Lucas Marques Pedrosa, 9 anos, percebe um avanço desde o início das aulas. “Tô aprendendo a cantar, a falar melhor, aprendendo sobre a música. É muita coisa. Eu tinha um pouco de vergonha de cantar em público, mas agora não tenho muito”, revela a criança.

Para os responsáveis, o curso é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos das crianças. O recepcionista Everson de Souza Moraes leva a filha Elen de Souza Moraes e a sobrinha Ane Moraes para o curso. “Trouxe elas para cá primeiramente pra aprender a arte, a adquirir conhecimento, principalmente elas que estão nessa fase de aprendizado. E é um prazer porque o Sesc dá essa oportunidade de um curso gratuito”, declara.

Todo esse interesse é movido pelo olhar curioso de cada criança. “Aprendo geralmente a ter curiosidade. Quando somos crianças, assumimos a postura de que tudo é passível de novidade, tudo pode nos ensinar alguma coisa. A mente da criança acaba ligando tudo e acho que criatividade também é essa capacidade de ligar as coisas. Por isso, a gente planeja uma coisa e aula vai por caminhos diferentes”, aponta o professor.

Técnica vocal

Enquanto as crianças dissecam o piano, as alunas do curso de técnica vocal testam os limites das suas cordas vocais. A turma é auxiliada pelo professor Júlio César da Silva, que fala sobre o perfil das aulas. O curso é ofertado para alunos com idade a partir dos 16 anos, sem limite. É voltado para pessoas que tenham interesse na área de música ou que trabalham com a voz (atores, radialistas, professores, etc.). “Esse curso é desenvolvido para que o aluno saiba se cuidar, se conhecer por meio de exercícios vocais com o auxílio de músicas e vídeos”, explica.

A dinâmica dos alunos é de uma evolução constante. “Durante o curso eles percebem que o ato de cantar é um pouco mais amplo e complexo, apesar de ser natural.

É um processo que envolve muitos fatores. A gente acaba tendo um outro olhar sobre o corpo e sobre a utilização da voz”, afirma Júlio.

A psicóloga Mariana Diniz Lima sempre gostou de cantar e se inscreveu no curso de férias, após a recomendação de uma amiga. “Nunca fiz um curso de técnica vocal e tô amando, tá sendo maravilhoso. O que esperava era isso mesmo. Preciso ter a voz sempre em dia e isso ajuda bastante. Além disso, a turma está com um entrosamento muito bom”, revela.

Outros cursos

Entre os dias 20 e 24, será ofertado o curso de Iniciação ao Circo, para jovens de 10 a 18 anos. Já entre os dias 27 a 31, serão ministradas as aulas de Iniciação Teatral, voltadas para adolescentes de 12 a 17 anos. Todas as vagas já foram preenchidas e os cursos são totalmente gratuitos.