Geral

Mestre Verdelinho e Coco de Roda serão homenageados deste ano do Maracatu Baque Alagoano

23/01/2020
Mestre Verdelinho e Coco de Roda serão homenageados deste ano do Maracatu Baque Alagoano

O Maracatu Baque Alagoano tem orgulho de anunciar as primeiras atrações do Polo dos Maracatus que organiza no Jaraguá Folia, em 14 de fevereiro: Os Verdelinhos e Jurandir Bozo. Eles irão representar o Coco de Roda, grande homenageado deste ano, com um destaque especial para o Mestre Verdelinho, figura de imensa importância e contribuição para a cultura alagoana.

Mário Francisco de Assis ganhou o apelido de Mestre Verdelinho aos 17 anos, prestes a completar 10 anos de profissão como cantador e poeta, trabalhando nas feiras com seu pai, Manoel, para ajudar no sustento da casa. Trilhou toda sua vida nos caminhos da cultura, cantando coco, pagode e o que mais pudesse tirar de sua viola. Dançou e depois foi mestre de reisado e guerreiro, tirou rimas e emboladas no pandeiro que chamaram atenção até do autor Ariano Suassuna.

Gravou CDs e percorreu o Brasil mostrando sua arte, até falecer em março de 2010, mesmo ano que foi homenageado pelo Baque Alagoano no Polo Multicultural, durante as prévias, e outros momentos ao longo do ano. Em 2020, o grupo traz novamente o Mestre Verdelinho ao palco.

“Todo ano a gente homenageia um folguedo como uma forma de valorizar e divulgar nossa cultura. Esse ano homenageamos o Coco de Roda alagoano e, por completar uma década do falecimento de Mestre Verdelinho, que teve tanta influência no coco e na cultura alagoana, estamos destacando a memória e contribuição do Mestre”, revelou Théo Carneiro, coordenador Artístico Cultural do Baque Alagoano.

Assim, Jurandir Bozo e Os Verdelinhos – filhos do Mestre – levarão muito coco de roda e histórias para o palco do Polo dos Maracatus, na Praça Marcílio Dias, a partir das 20h, cantando e contando a vida e a arte de Mestre Verdelinho em pleno carnaval.