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UNESCO/PEA: Escolas do Ejai apresentam produções pedagógicas

18/12/2019
UNESCO/PEA: Escolas do Ejai apresentam produções pedagógicas

No encerramento do projeto, alunos do Ejai fizeram apresentações sobre o tema Línguas Indígenas. Foto: Ascom Semed

Integrada ao Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação  a Ciência e a Cultura (UNESCO/PEA), a Escola Municipal Paulo Bandeira, localizada no Benedito Bentes, promoveu na noite desta segunda-feira (16), a socialização das produções pedagógicas desenvolvidas com a temática Línguas Indígenas.

Segundo a técnica da Coordenadoria Geral de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Cecília Tenório, quatro escolas municipais fazem parte do Programa. “O Projeto Rede de Escolas Associadas da UNESCO/PEA tem como objetivo criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Por isso, o Programa consiste, basicamente, no estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou, simplesmente, dirigidos à ampliação da consciência de cidadania”, explicou.

Alunos pesquisaram sobre o tema durante todo o ano e produziram os trabalhos apresentados. Foto: Ascom Semed

De acordo com Cecília, as apresentações, que foram o ponto alto do projeto, envolveram os alunos da modalidade de ensino da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e que estudam nas escolas municipais Paulo Bandeira, Elizabete Anne Lira, Maria José Clemente e Silvestre Péricles.

Equipes das escolas participantes comemoraram a apresentação dos trabalhos. Foto: Ascom Semed

Projeto da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA)

Fundado em 1953, o Projeto da Rede de Escolas Associadas da UNESCO (PEA), comumente referenciado como Escolas Associadas da UNESCO, é uma rede mundial com mais de 8.500 instituições educacionais em 180 países.

As instituições associadas, que incluem creches, pré-escolas, escolas primárias, secundárias e técnicas, além de instituições de formação de professores, trabalham para apoiar e colocar em prática a compreensão internacional, a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação de qualidade.