Geral

Semiexpressas transportam mais de 209 mil passageiros

28/12/2019
Semiexpressas transportam mais de 209 mil passageiros

Passar menos tempo dentro dos coletivos e poder chegar ao seu destino final com mais agilidade foi possível para 209.515 passageiros que utilizaram as viagens semiexpressas em 2019. O serviço, que tem o número de paradas para o embarque e desembarque reduzido, é mais um benefício da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SIMM) ofertado aos usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).

Semiexpressas transportam mais 209 mil passageiros em 2019. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Atualmente, as linhas 907 – Trapiche/ Ufal, 223 – Ipioca/ Mercado, 704 – Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia) e 716 – Clima Bom/ Ponta Verde realizam as viagens semiexpressas na capital. Esses coletivos circulam de segunda a sexta-feira, em horários específicos, para proporcionar mais conforto e agilidade aos usuários do SIMM que possuem o Cartão Bem Legal em qualquer modalidade.

“As viagens semiexpressas são um sucesso, pois a cada dia que passa a SMTT tem  contabilizado um número crescente de passageiros fazendo o uso desse benefício. Algumas linhas registraram uma redução de até 20 minutos em seu trajeto. Isso é bastante positivo, pois permite que os maceioenses economizem o seu tempo e apliquem o tempo em outras atividades. Por este motivo, a Superintendência continuará trabalhando para levar esse serviço a outras linhas de ônibus urbanos de Maceió”, ressaltou Antônio Moura, titular da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió.

Cartão Bem Legal garante benefícios exclusivos aos usuários do SIMM. Foto: Pei Fon/Secom Maceió

O cidadão que deseja utilizar uma das quatro linhas semiexpressas precisa ter em mãos o Cartão Bem Legal de qualquer modalidade, pois o veículo só aceita a bilhetagem eletrônica. Para facilitar a identificação dos passageiros, os ônibus semiexpressos são sinalizados com um adesivo indicando o tipo da viagem e informando que o coletivo só aceita o pagamento da tarifa via Cartão Bem Legal.

Trajetos das linhas semiexpressas

A linha 907 – Trapiche/ Ufal sai do terminal do Trapiche da Barra às 05h35, 06h35, 08h30, 09h34, 11h30, 12h35, 14h15 e 15h22. Nessas viagens semiexpressas, os passageiros podem embarcar e desembarcar no ônibus até a Rua Professor Loureiro, no bairro da Ponta Grossa. Depois deste ponto, o embarque e desembarque é realizado apenas a partir da Avenida Tomás Espíndola, no bairro Farol.

Quatro linhas de ônibus realizam as viagens semiexpressas de segunda a sexta. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Com viagens nos horários de 06h07 e 06h17, a linha semiexpressa 704 – Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia) embarca e desembarca passageiros a partir do primeiro ponto localizado na Avenida Benedito Bentes até o ponto de ônibus próximo ao Makro, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins. Após esta parada, o cidadão só poderá embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só é permitido a partir da Praça do Centenário, no Farol.

Com a linha semiexpressa 716 – Clima Bom/ Ponta Verde, os usuários do SIMM podem embarcar no veículo às 06h03 e às 06h30, desde o terminal do Clima Bom até o ponto próximo aos Correios da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins. Depois desta parada, a população pode embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só é permitido a partir da Praça do Centenário, também no Farol.

Viagens semiexpressas agilizam tempo de deslocamento de passageiros. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Já a linha 223 – Ipioca/ Mercado realiza as viagens semiexpressas nos horários de 05h50 e 06h30. Os veículos realizam o seu percurso normal, embarcando os cidadãos do bairro de Ipioca e das comunidades vizinhas até a Praça Emílio de Carvalho, em Riacho Doce. Após esta parada, as viagens seguem direto até um shopping localizado em Cruz das Almas, onde os usuários podem começar a desembarcar.