Geral

Nova Maceió revitaliza sinalização em bairros da capital

23/12/2019
Nova Maceió revitaliza sinalização em bairros da capital

Ao longo do ano de 2019, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), chegou junto das comunidades e intensificou a força-tarefa para requalificar as sinalizações horizontal e vertical nas partes alta e baixa da cidade. Com o Programa Nova Maceió, que tem levado obras de pavimentação, serviços de sinalização e de iluminação pública a mais de 400 ruas da capital, as melhorias já podem ser vistas nos principais corredores de transportes do Município.

SMTT revitalizou sinalizações no bairro do Ouro Preto. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

O bairro do Ouro Preto foi uma das regiões beneficiadas com os serviços das equipes de Obras Viárias da Superintendência. Em todo o bairro, 110 placas de sinalização vertical foram instaladas, cinco novas faixas de pedestres requalificadas e seis lombadas tiveram a sinalização revitalizada com o objetivo de melhorar a visibilidade e proporcionar mais segurança aos condutores que trafegam diariamente pela comunidade.

O morador do Ouro Preto, Jairo da Conceição, comemora os trabalhos da Prefeitura no bairro. Foto: Ascom SMTT

Jairo da Conceição mora no Ouro Preto há 25 anos e comemora os trabalhos executados pela SMTT no bairro. “Eu e toda a população estamos muito felizes com as melhorias que a Prefeitura fez pela nossa comunidade. Com a nova sinalização, as ruas ficaram muito mais seguras, principalmente para as crianças e para os idosos na hora de atravessar, já que agora contamos com novas faixas de pedestres espalhadas por todo bairro. Sem contar as novas placas de trânsito, que também serviram para alertar e orientar os motoristas que passam por aqui todos os dias”, afirmou.

Rua do Sol recebeu os serviços do Programa Nova Maceió. Foto: Átila Vieira/ Secom Maceió

Outra localidade que recebeu um banho de sinalização foi o Centro da capital. O Programa Nova Maceió já levou 93 placas de trânsito e 16 faixas de pedestres para diversas vias da região, a exemplo das Ruas do Sol, Cincinato Pinto, Barão de Anadia, Barão de Penedo e a Avenida Moreira e Silva.

Prefeito Rui Palmeira destaca as ações do Programa Nova Maceió. Foto: Átila Vieira/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira falou do Programa Nova Maceió e destacou o benefício dos trabalhos para a mobilidade urbana da cidade. “O Programa Nova Maceió é uma força-tarefa integrada entre as secretarias da Prefeitura que veio para ficar. São obras de pavimentação, serviços de sinalização e de iluminação pública que já estão transformando a vida de milhares de maceioenses. No que diz respeito aos serviços de sinalização executados pela SMTT, esses trabalhos são fundamentais, pois melhoram a mobilidade urbana, proporcionam maior segurança viária, disciplinam o fluxo de veículos nas vias e deixam a cidade visualmente mais bonita”, explicou.

Novas sinalizações foram implantadas no entorno da Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes I. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Os condutores que trafegam pelo Benedito Bentes já conseguem ver as mudanças que o Programa Nova Maceió levou para região. Por lá, a SMTT requalificou as sinalizações da Avenida Norma Pimentel Costa, da Rua Juçara e das imediações da Praça Padre Cícero. Ao todo, 96 placas de trânsito que indicam a presença de lombadas, a proibição de estacionamento e que regulamentam o limite de velocidade ao longo das vias foram instaladas. Ainda na comunidade, 11 faixas de pedestres e áreas de demarcação de estacionamento foram implantadas pela Prefeitura.

Antônio Moura, superintendente da SMTT, fala dos serviços de sinalização realizados pela SMTT ao longo de 2019. Foto: Átila Vieira\Secom Maceió

“O ano de 2019 foi de muito trabalho para a SMTT. As equipes saíram a campo e chegaram com os serviços de melhorias em diversos bairros das partes alta e baixa de Maceió, a exemplo do Fernão Velho, Ponta Verde, Centro, Ouro Preto, Benedito Bentes, Serraria e Jacintinho. Conforme determinação do prefeito Rui Palmeira, o cronograma de ações do Programa Nova Maceió será mantido para o próximo ano, com o intuito de levar sinalizações de qualidade à população e proporcionar mais cidadania e qualidade de vida aos maceioenses”, enfatizou o titular da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió, Antônio Moura.

Novos prismas estão sendo instalados ao longo da Via Expressa. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Importante corredor de transportes da parte alta de Maceió, a Avenida Menino Marcelo, popularmente conhecida como Via Expressa, também está sendo contemplada com as melhorias por parte da SMTT. Ao longo de toda via, o setor de Obras Viárias da Superintendência está implantando mais de sete mil novos prismas de concreto para disciplinar o fluxo de e coibir as irregularidades de trânsito que eram muito comuns na região.

Outros bairros beneficiados com as ações da SMTT

No bairro da Ponta Verde, a Rua Deputado José Lages foi contemplada com 36 faixas de pedestres, vagas de estacionamento, Marcações de Área de Conflito (MAC) e novas baias de paradas de ônibus, que darão mais segurança aos passageiros na hora de embarcar no transporte coletivo. Para organizar o fluxo de veículos, 71 placas de trânsito também foram instaladas.

Rua Deputado José Lages recebe intervenções de melhorias na sinalização por parte da SMTT. Foto: Átila Vieira \ Secom Maceió

“A Rua Deputado José Lages é uma via de intenso fluxo de veículos que dá acesso a diversos estabelecimentos comerciais e outros importantes corredores de transporte da capital. Além de estar com um novo asfalto, ela foi devidamente sinalizada para melhorar a segurança de quem trafega pelo local. Desde a conclusão dos trabalhos na região, os maceioenses passaram a dispor de melhores condições de trafegabilidade”, reforçou Moura.

Faixas de pedestres e placas de trânsito na rua Cleto Campelo. Foto: Átila Vieira | Secom Maceió

Outro lugar beneficiado com as ações da Prefeitura foi a Rua Cleto Campelo, próximo ao viaduto União e Força, no Jacintinho. Ao todo, oito faixas de pedestres foram requalificadas, só que desta vez na cor vermelha, com o intuito de chamar a atenção dos condutores e garantir a travessia segura da população. Ainda no local, novos prismas de concreto foram implantados para coibir a prática da conversão irregular e evitar a ocorrência de acidentes.

Em 2020, a SMTT vai atuar ainda mais perto da população, atendendo as solicitações dos maceioenses e levando os serviços de melhorias das sinalizações para novas localidades, a exemplo dos bairros do Clima Bom, Ponta Grossa, Serraria, Cidade Universitária, Tabuleiro do Martins, Cruz das Almas, entre outros.