Cidades

Sesi e MVV geram oportunidades em Craíbas com curso do Cozinha Brasil

13/11/2019
Sesi e MVV geram oportunidades em Craíbas com curso do Cozinha Brasil

30Além da alimentação saudável, uma oportunidade de renda. Portas que se abriram para 70 mulheres da comunidade e 30 estudantes da Escola José Aprígio da Silva, moradores do povoado Pau Ferro, no município de Craíbas, graças a uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Mineração Vale Verde (MVV).

A entidade da Indústria e a mineradora promoveram, nesse mês de outubro, oficinas do programa Sesi Cozinha Brasil, que ensina o preparo de alimentos saborosos e nutritivos a baixo custo, sem desperdícios. No cardápio, bolos de banana e de abóbora, paçoca de linguiça e suco da horta.

O curso gera um impacto positivo na comunidade e a parceria deve ter continuidade, afirma a gerente da Unidade Sesi/Senai de Arapiraca, Thiana Cysneiros. “Esta ação é muito importante para o uso consciente dos alimentos, através do reaproveitamento de cascas, folhas e talos e na elaboração de alimentos ricos e saudáveis”, destacou.

Thiana reforça que a parceria Sesi/MVV tem o objetivo de promover capacitações, por meio de cursos de culinária conduzidos por nutricionistas, tendo como foco a utilização completa dos alimentos. E ainda gera alternativas de renda.

Outro benefício é a geração de possibilidades sustentáveis para elaboração de receitas que utilizam como insumos ingredientes disponíveis localmente e de fácil acesso. “Muito mais que aprender receitas com aproveitamento de 100% dos alimentos, o curso trouxe para cada uma das participantes uma consciência que julgo de extrema importância: o combate ao desperdício de alimentos”, destacou a gerente de RH da MVV, Dione Queiroz.