Geral

Saúde do homem é tema de campanha no HE do Agreste, em Arapiraca

07/11/2019
Saúde do homem é tema de campanha no HE do Agreste, em Arapiraca

O Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, desde o início desta semana que vem realizando uma série de atividades voltadas à promoção da saúde do homem e da prevenção do câncer de próstata. As ações fazem parte da campanha Novembro Azul, o mês de referência nos cuidados com a saúde da população masculina.

A campanha é organizada no HE do Agreste pela coordenação do projeto Preparando a Volta Para Casa. No primeiro dia das ações, os pacientes do setor de internação receberam tratamento gratuito de estética e beleza masculina, com corte de cabelo e barba. Tudo em parceria com consultores do Instituto Embelezze.

Nesta quarta-feira (6), no período da tarde, o urologista Alexandre Moura fez uma palestra sobre os cuidados e a prevenção para evitar o câncer de próstata, tendo como local o auditório do hospital.

O agricultor José Antônio Gomes dos Santos, 36 anos, morador do Sítio Serra, na área rural do município de São Sebastião, acompanhou a palestra e considerou muito importante aquele momento. “Ainda não tenho idade prevista para fazer os exames, mas vou levar essas informações aos meus familiares e amigos”, declarou.

Em seguida, foi realizada uma dinâmica com a participação de familiares e acompanhantes dos pacientes.

Sorteio de exames

Com a participação da psicóloga Mônica Leal, coordenadora do projeto e da campanha Novembro Azul, foi feito o sorteio de dez exames gratuitos do PSA, usados para detectar o câncer de próstata. Os exames serão realizados no Laboratório Santa Mônica. Houve sorteio, também, de dez consultas com os urologistas Leonildo e Rogério, do QVT (Qualidade de Vida do Trabalho) aos familiares.

A campanha Novembro Azul segue no dia 11 com a realização de caminhada pelos leitos do hospital, além da distribuição de cartilhas educativas para sensibilizar servidores e pacientes acerca da prevenção do câncer de próstata.