Geral

Projeto de academia inteligente de alunos do Ifal Palmeira é levado para Experiment-AL

07/11/2019
Projeto de academia inteligente de alunos do Ifal Palmeira é levado para Experiment-AL

Uma academia inteligente e ao mesmo tempo sustentável. Este é o modelo proposto pelo grupo de estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, para a 3ª Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas (Experiment-AL 2019), que está sendo realizada desde esta segunda-feira, 04, dentro da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. O projeto foi selecionado entre os 142 inscritos para a Feira, destes, apenas 50 foram classificados.

A ideia partiu do estudante do 2º ano de Eletrotécnica, Tony Miquéias Rocha, que lançou o projeto para os estudantes: Alex Victor Gomes, Ana Maria dos Santos, Éryca Costa e Maria Alice Bezerra, formando a equipe para a Experiment-AL. O grupo de alunos conta ainda com a orientação dos professores do campus: Gregory Almeida e Manoel Pereira.

Com o título: “NEOFIT, novo conceito para academias baseado em ações sustentáveis e inteligentes”, o projeto visa avaliar um protótipo de academia inteligente, baseado na conversão da energia mecânica em elétrica, através de equipamentos, como: bicicletas ergométricas, esteiras, spinning e cross-over. Em todos os pontos, em que houvesse rotação, haveria um sistema responsável por captar a energia cinética/mecânica e convertê-la em elétrica.

Segundo o aluno Tony, a energia obtida através desses aparelhos ficará ligada diretamente à rede elétrica (sistema on-grid) ou poderá ser armazenada em um banco de baterias (sistema off-grid), para usar quando necessário. “A última forma de geração seria a partir de alternadores, instalados em bicicletas, esteiras e equipamentos com roldanas”, diz o estudante.

O principal intuito da academia proposta está vinculado à redução dos gastos com energia elétrica de no mínimo 80% e a preservação do meio ambiente. “A academia não será totalmente independente da energia elétrica da distribuidora de energia. No entanto, seus subsistemas integrados e combinados contribuirão para redução do consumo de energia. No final do mês, o cliente poderá optar por ter desconto na conta da academia ou na conta de luz. Se ele gerou 30kWh e cada kWh custa, por exemplo, R$ 1, R$ 30 será o valor do abatimento”, explica Tony.

Gregory Almeida, orientador, ressalta que o projeto está em fase inicial, mas o grupo pretende evoluir para o nível de protótipo de escala reduzida. “Já entramos em contato com eventuais parceiros para a aplicação do projeto. Como não seria possível trazer um protótipo da academia, os alunos fizeram demonstrações dos subsistemas, além da confecção de uma maquete virtual com perspectivas de como seria a NEOFIT”, justifica o docente.

Sobre estar em uma Feira como a Experiment-AL, Tony destaca que esta é uma experiência única, através da troca de ideias com outros profissionais da área e do contato com pessoas que trazem curiosidades acerca de seu trabalho. “Não há palavras para descrever o quanto ficamos felizes com os elogios e os sorrisos das crianças interagindo com a gente. O que mais nos deu sede de seguir adiante foram a quantidade de pessoas que pediram nosso contato para que pudéssemos trocar ideias, como dois empresários de uma empresa em Alagoas fabricante de carros elétricos”, lembra.

Gregory acrescenta que participar de ações como essa, o motiva a desenvolver eventos científicos no campus Palmeira. “Estamos planejando uma Feira de Ciências local em 2020.2. Seria o Encontro de Iniciação Científica (EIC). Então participar da Experiment-AL acaba trazendo um estímulo a fazer acontecer novamente esta feira e trazer para o campus alunos de escolas públicas com amor pela ciência e tecnologia, como pude enxergar aqui”, conclui.

Premiação

Nesta quinta, 07, à tarde, as equipes participantes da Experiment-AL concorrerão a diversas premiações. O 1º colocado, por exemplo, será premiado com uma bolsa de iniciação científica para cada integrante da equipe e uma viagem para um outro evento científico. Já os 2º e 3º colocados receberão placas e menções honrosas.