Alagoas

Por que o estado de Alagoas vem atraindo empreendedores no ramo imobiliário?

14/11/2019
Por que o estado de Alagoas vem atraindo empreendedores no ramo imobiliário?
Maceió, Praias Brasileiras, Alagoas, Praia Nordeste

Conheça algumas das principais características de Alagoas e da capital Maceió Imagem: Pixabay

 

Alagoas, é um Estado da região nordeste no Brasil. Ele é o segundo menor dos estados brasileiros e está inserido numa região agrícola. Situado na margem norte do rio São Francisco, é delimitado a norte e oeste pelo estado de Pernambuco, a leste pelo Oceano Atlântico, a sul por Sergipe e a oeste pela Bahia.

Seu litoral é belíssimo e tem cerca de 220 km de comprimento, encantando turistas do mundo todo e sendo um dos principais motivos que atrai diversos investidores, em especial no ramo imobiliário. Tanto que imóveis em Maceió, sua capital, têm reunido diversos interessados na compra de casas, apartamentos e terrenos – tanto do próprio Brasil quanto investidores internacionais.

O motivo disso são as belezas naturais do Estado de Alagoas, que tem seu nome como derivação do seu grande número de lagos (lagoas), que encantam por sua beleza exuberante e cenários paradisíacos moradores e visitantes, além de possuir algumas das mais incríveis e exuberantes praias de toda a costa brasileira, conhecidas e elogiadas mundialmente!

Histórico e características do Estado de Alagoas

Alagoas era um distrito de Pernambuco até 1817, quando se tornou capitania (feudo). Após a proclamação da independência do Brasil em 1822, tornou-se uma província do império e, em 1889, tornou-se um Estado da República.

Os alagoanos são uma mistura de povos de origem europeia, africana e indiana. Os de ascendência europeia e africana predominam na região costeira de Alagoas e os caboclos – pessoas de descendência mista europeia e indiana – no interior. A língua do estado é o português. O catolicismo romano é a principal religião.

O clima de Alagoas é quente e úmido ao longo da costa e quente e seco no interior. O terreno desce de um planalto semi-árido para uma planície costeira estreita. Os principais rios do Estado são o São Francisco, o Mundaú, o Paraíba e o Coruripe.

A Lagoa Mundaú (ou Lagoa do Norte) e a Lagoa Manguaba (ou Lagoa do Sul), são os maiores de muitos lagos do Estado. Geologicamente, Alagoas está contida na parte sul da Serra da Borborema, que é o ponto mais alto do Estado. Ele possui quatro zonas de vegetação: a planície costeira; a Mata, ou floresta tropical; o Agreste, um parque arbustivo de savana; e a Caatinga, região árida coberta de vegetação rasteira e cactos.

 

Infraestrutura e carências de Alagoas

Energia elétrica abundante está disponível nos projetos hidrelétricos de Xingó e Paulo Afonso no rio São Francisco em Alagoas e no estado vizinho da Bahia. O abastecimento de água , no entanto, permanece inadequado. O rio São Francisco está sendo canalizado, tanto para navegação quanto para abastecer o interior com água para uso doméstico.

Contudo, as condições sanitárias do interior do Estado são ainda muito ruins, o que faz existir maior busca por empreendimentos no ramo imobiliário na capital, como casas de frente pro mar ou algum apartamento em Maceió e/ou em outras cidades localizadas na costa marítima, que acabam tendo maiores investimentos governamentais.

Embora existam hospitais e outros estabelecimentos médicos no Estado, os que são de rede pública sofrem com a escassez de pessoal e fundos. Tais condições contribuíram para uma expectativa de vida abaixo da média nacional para a população de Alagoas, que tem uma das maiores taxas de mortalidade infantil do país.

A grande pobreza da região também resultou em Alagoas tendo uma das mais altas taxas de emigração no Brasil, sendo que boa parte de sua população emigra para São Paulo e outras cidades do sudeste e sul do país.

Desenvolvimento e economia em Alagoas

Enquanto Alagoas ainda é principalmente um estado agrícola, a industrialização está progredindo. Os principais produtos agrícolas são cana-de-açúcar, óleo de palma, coco, mandioca, milho, algodão e tabaco. A criação de gado está aumentando na Bacia Leitera, uma região leiteira de mesmo nome, na parte central oeste do estado.

O refino de açúcar é a indústria mais importante do estado; outras indústrias incluem manufatura têxtil, processamento de laticínios, fundição de ferro e processamento de milho, arroz, fertilizantes e couros. A produção e exploração de petróleo estão centradas na parte sul de Alagoas, perto dos campos offshore mais significativos.

Desde o final do século 20, o turismo tem desempenhado um papel crescente na economia do Estado, pois suas excelentes praias atraem numerosos visitantes do mundo todo, o que ajuda a fortalecer o mercado de imóveis para aluguel, compra e venda, e também a área de hotelaria e receptivo turístico e para a população local, com infraestrutura em shopping centers, lojas, escolas, universidades, hospitais, postos de gasolina e diversas opções de imóveis na capital.

Maceió, a capital que atrai investimentos imobiliários

Além de ser capital do estado, Maceió é a principal cidade comercial do estado e possui um distrito industrial ativo, motivo este que também atrai muita especulação imobiliária. Um modesto comércio estrangeiro e costeiro é realizado através de seu porto, chamado Jaraguá.

Maceió também é o centro de uma indústria turística em rápido crescimento, desencadeada por uma variedade de praias cênicas. Outras cidades importantes incluem Arapiraca e Palmeira dos Índios. O transporte fluvial está disponível no rio São Francisco e em vários lagos. Voos do aeroporto de Palmares ligam Maceió a outras capitais brasileiras.

A capital é lar de várias instituições de ensino. Além da Universidade de Alagoas, existe uma escola estadual de ciências médicas e uma escola particular de serviço social. Muitas instalações fornecem instruções técnicas. Dentre as instituições culturais do estado estão o Instituto Histórico e Geográfico, a Academia de Letras e uma sociedade médica.

Isso tudo atrai uma quantidade significativa de universitários, estudiosos e profissionais para o Estado de Alagoas, fatores que também favorecem de maneira exponencial a busca por empreendimentos imobiliários.

Gostou deste artigo sobre os motivos que fazem Alagoas atrair tantos empreendimentos no ramo imobiliário? Continue seguindo nossos posts! Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam as características desta incrível região do nordeste brasileiro!