terça-feira, 12 de novembro de 2019

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Juceal busca evolução de procedimentos internos e externos com experiência sergipana

Por Assessoria

Mesmo sendo considerado pelo ranking produzido pela Receita Federal o órgão de registro referência no país pela qualidade da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) tem promovido ações com o intuito de evoluir ainda mais os serviços internos e externos estabelecidos pelo órgão. Pensando nisso, a Juceal oportunizou visitas técnicas a fim de promover um processo de benchmarketing através de experiências sergipanas.

A proposta de busca por melhores práticas, que tem como expectativa a implantação de uma gestão por processos na Junta Comercial, foi estruturada através de comunicação com a matriz da Universidade Tirantes (Unit) e a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), sendo realizadas as visitas em cada uma das sedes das entidades durante a última semana.

Responsável pela proposição, o assessor da Redesim em Alagoas, Estanislau Cabral Neto, reuniu-se com gerentes de compliance e processos da Unit, além da diretoria da Jucese para conhecer experiências e ações com foco na qualidade por meio do âmbito de gestão de processos.

O assessor explica que, com a experiência observada na universidade, foi possível atentar a uma maior verificação pela padronização interna de procedimentos, funcionando como uma espécie de ISO, e pela integridade e conformidade no fluxo processual, o que prevê o compliance.

Durante os encontros, foram verificados indicadores, documentações de processos, coordenação de pessoas, manuais e softwares que auxiliam nos métodos de modernização, enquanto foram analisados procedimentos particulares da Jucese em relação à venda de dados empresariais e matrícula e cadastro de leiloeiros e tradutores.

“As experiências foram exitosas e trazem uma nova perspectiva para que o estamos fazendo em Alagoas. O andamento e saída de um processo empresarial com qualidade é essencial, mas existem outros fatores que podem aprimorar o serviço da entidade como um todo. Participei de reuniões sobre o procedimento que deve ser realizado para implantação de uma gestão por processos e quais as ferramentas que precisam desenvolvidas para que haja perpetuação de uma gestão com enfoque na qualidade dos serviços desenvolvidos, além de exposição referente a compliance, que é um processo de gestão com foco na integridade, atualmente amplamente trabalhado na gestão pública, mas que para implantá-lo tem como requisito  a implantação da gestão por processos”, ressalta.

Ainda segundo o assessor, as melhorias terão aplicação nos processos de registro e licenciamento empresarial no estado, como estabelecido pela Redesim, mas também influenciarão as atividades de todos os setores da Junta Comercial.

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