Geral

Boa Vista: inadimplência de consumidor sobe 2,3% em outubro, com ajuste

08/11/2019

A inadimplência do consumidor avançou 2,3% em outubro ante setembro, já descontados os efeitos sazonais, segundo dados nacionais da Boa Vista. Em relação a outubro do ano passado, o indicador subiu 0,4%. Assim, a inadimplência do consumidor acumulou queda de 3,0% no ano e no acumulado em 12 meses.

Entre as regiões do País, o Norte apresentou o maior avanço, de 3,7%, seguido por Nordeste (3,1%), e Sudeste (2,7%). Centro-Oeste e Sul apresentaram crescimentos menores, de 0,8% e 0,6%, respectivamente.

Os economistas do Boa Vista continuam a alertar que o aumento das concessões de crédito a partir de 2017 vêm resultando em aumento significativo do endividamento e do comprometimento de renda ao longo de 2019. Nesse cenário, o elevado desemprego e a também a alta subutilização da mão de obra aumentam o risco de crescimento da inadimplência.

“De fato, os dados do Banco Central já indicam um ligeiro aumento da inadimplência das operações de crédito com recursos livres para pessoas físicas entre janeiro e setembro deste ano, e o indicador de registros da Boa Vista de outubro aponta na mesma direção.”

Os economistas ponderam que o cenário ainda não é alarmante, pois a inadimplência segue baixa em relação à média histórica, mas frisam que a tendência é de alta. Eles acrescentam que a inadimplência cresce mais entre os consumidores de menor renda, exatamente os mais afetados pela lenta recuperação do mercado de trabalho.

“A equipe econômica da Boa Vista volta a ressaltar que uma retomada mais vigorosa e generalizada do crédito aos consumidores, sem aumento dos riscos, segue condicionada, a curto prazo, à evolução do mercado de trabalho e do endividamento das famílias.”

Autor: Thaís Barcellos
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.