Alagoas

Socioeducandos de Alagoas iniciam curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo

30/10/2019
Socioeducandos de Alagoas iniciam curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação de Alagoas iniciaram, nessa terça-feira (29), o Curso de Qualificação Profissional de Auxiliar Administrativo, promovido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O curso profissionalizante é mais uma das ações da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) para a reinserção dos adolescentes no mercado de trabalho após o cumprimento da medida.

O socioeducando P.R.L., de 19 anos, vê no curso um caminho para ajudar os familiares. “Meu sonho é mudar de vida. Com esse curso vou conseguir um bom emprego e dar condições melhores para minha família quando voltar para casa”, comenta. Aos 18 anos, o adolescente I.F.L. se diz grato pela oportunidade. “Eu não sabia nem o que era administração e estou aprendendo muito, todos os dias. A oportunidade que não tivemos na rua, estamos tendo agora como socioeducando e agradeço muito por isso”, afirmou.

O curso de assistente administrativo tem duração de 80 horas, totalizando quatro semanas, e as aulas acontecem de segunda a sexta-feira, sempre no contraturno escolar dos adolescentes. A capacitação desenvolve as competências necessárias para executar trabalhos pertinentes às áreas administrativas de acordo com a legislação, procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

Para a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, a medida socioeducativa em Alagoas inova mais uma vez ao complementar a formação dos adolescentes com uma atividade profissionalizante. Ela ressalta que a capacitação permitirá que os socioeducandos retornem ao convívio social com uma profissão e aptos a buscar novos caminhos.

“Com muito empenho, a Seprev conseguiu abrir caminhos junto ao Juizado e ao Ministério Público e hoje temos o SENAI conosco. Através dos cursos, os adolescentes terão uma profissão certificada para exercer após o cumprimento da medida, o que é importantíssimo para o sucesso do seu retorno à sociedade”, comentou Cássia.

O supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Seprev, Thiago Santos da Silva, explica que a parceria com o SENAI viabilizará outros cursos profissionalizantes, como Pintura Predial e Revestimento Cerâmico. “Abrimos o ciclo de cursos com a participação de 40 adolescentes de quatro diferentes unidades de internação. Nossa expectativa é que outros 80 jovens sejam incluídos nas capacitações que iniciarão em breve e que este trabalho continue a crescer”, afirma Thiago.