Geral

Sesau faz quase 22 mil atendimentos durante Governo Presente

08/10/2019
Sesau faz quase 22 mil atendimentos durante Governo Presente

A décima edição do Governo Presente foi concluída no sábado (5) e durante os três dias do evento a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou 21.747 atendimentos. A ação, iniciada na quinta-feira (3), ocorreu nas cidades de Arapiraca, Feira Grande e Craíbas, no Agreste alagoano.

Entre os serviços disponibilizados nos três municípios, a população pode aferir a pressão arterial, realizar testes de glicemia, HIV, hepatites e sífilis, além de atualizar a Caderneta de Vacinação. Simultaneamente, nos três dias do evento, os moradores do Agreste foram orientados sobre como evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e problemas bucais, além de receberam informações a respeito das medidas que visam combater os focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya.

“Nesta edição também foram realizadas consultas especializadas nas áreas de clínica geral, psiquiatria, cardiopediatria, pediatria, cirurgia geral e dermatologia, além de um mutirão de ortopedia, que atendeu a 127 pessoas na cidade de Feira Grande”, salientou Svetlana Barros, coordenadora do Governo Presente no âmbito da Sesau.

Beneficiado – Entre os beneficiados com as consultas especializadas, o autônomo Jonathan Carlos dos Santos foi consultado por uma dermatologista, uma vez que apresentava caroços em uma das pernas. “Aproveitei o Governo Presente aqui em Arapiraca e pude ser consultado por um especialista próximo de casa. Agora vou seguir as recomendações médicas”, salientou.

Já Lidiane dos Santos, moradora de Craíbas, afirmou ter aproveitado o Governo Presente para atualizar o seu calendário vacinal e de sua filha. “Sinto-me mais segura, pois eu e minha filha conseguimos nos vacinar contra várias doenças”, declarou.

Samu Mais Forte – Ainda durante a décima edição do Governo Presente, a Sesau lançou o programa Samu Mais Forte, que tem o objetivo de assegurar mais agilidade na prestação da assistência pré-hospitalar. Para isso foram entregues oito unidades de Suporte Básico (USBs) e sete motolâncias, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os socorristas, que receberam macacões e botas novos.

O município de Delmiro Gouveia foi um dos beneficiados com uma nova ambulância para a Base Descentralizada do Samu. “Essa ambulância vai fortalecer os nossos atendimentos. Somente em 2019 foram feitos mais de mil atendimentos. Tenho certeza que, por meio do novo veículo, vamos conseguir salvar mais vidas no município”, disse o prefeito Eraldo Cordeiro.

Farmácia Básica – Também durante o evento, o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, lançaram a segunda fase do Programa Dose Certa na Atenção Básica. Durante a ação foram beneficiados os municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Girau do Ponciano, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, Igaci, Craíbas, Feira Grande, Taquarana, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Campo Grande e Olho D’Água Grande.