Geral

PNUD: parceria deixa legado de avanços na Educação

30/10/2019
PNUD: parceria deixa legado de avanços na Educação

A parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) encerra suas atividades nesse mês, após cinco anos de atuação no planejamento da educação pública da capital. O encerramento ocorre devido à suspensão do envio de recursos por parte do Ministério da Educação (MEC), o que inviabiliza a continuidade das ações. A solenidade de encerramento acontece nesta quinta-feira, 31, a partir das 14h, no auditório do hotel Ritz Lagoa da Anta, quando será abordado o tema “Uma história em Maceió: Análise, resultados e recomendações”.

Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, essa foi uma das parcerias mais exitosas da gestão. Segundo ela, os consultores do PNUD apresentaram grande contribuição para o planejamento das ações na pasta e deixam como legados a estruturação da rede pública de ensino, construção das políticas de educação para o município, elaboração dos componentes curriculares, pesquisas e trabalho de autoavaliação, com base em todas as discussões feitas nas escolas com os diretores.

Ana Dayse destacou o legado importante para a educação municipal. Foto: Arquivo/Secom Maceió

O saldo desse trabalho, segundo a secretária, fica para a rede de ensino e se transforma em uma política de estado, não apenas de uma gestão. Ainda conforme avaliação de Ana Dayse, despertou na rede questões como direito dos alunos a uma educação pública de qualidade. Como resultado prático da intervenção do PNUD na educação de Maceió, a secretária cita itens como a melhoria dos indicadores educacionais da rede.

A coordenadora geral do projeto em Maceió, Rita Ippolito, celebrou o êxito da parceria e o saldo positivo que deixa para a educação da capital. “A parceria alcançou resultados animadores, a exemplo do crescimento da média do Ideb no município. Para que esses avanços sejam alcançados é preciso consolidar a escola como objeto da política educacional”, considera ela.

Rita Ippolito comemorou o crescimento no Ideb: resultados animadores. Foto: Arquivo/ Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira participará da solenidade ao lado da secretária de Educação, bem como representantes do PNUD, do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed), representantes do Ministério Público, Legislativo Federal, Estadual e Municipal, além de gestores escolares.