Alagoas

Moda alagoana volta à passarela do Minas Trend, desta vez, inspirada na arte da Ilha do Ferro

16/10/2019
Moda alagoana volta à passarela do Minas Trend, desta vez, inspirada na arte da Ilha do Ferro

Integrantes e fundadoras do Coletivo Alagoas, além de referências da moda alagoana (vestuário e acessórios), 11 empresárias se reuniram, nesta quarta-feira, 16, para celebrar uma nova vitória. Ainda mais qualificadas e preparadas, elas voltam a participar de mais uma edição do Minas Trend, um dos maiores eventos da moda da América Latina. Depois de mostrar a beleza do nosso filé e a força do povo do Agreste, com as “vidas secas” descritas pelo mestre Graciliano Ramos, as empresários escolheram, para a edição 2019 da feira mineira, o universo dos artesãos da Ilha do Ferro.

Todas associadas ao Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria do Estado de Alagoas (Sindivest-AL), elas vão apresentar suas coleções nas passarelas do Minas Trend na próxima quarta-feira, 23. O Minas Trend, um evento realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), é definido como a principal plataforma de geração de negócios do setor de moda no Brasil. Marcado para o ExpoMinas, em Belo Horizonte, o MT acontece de 22 a 25 próximos.

“Estamos orgulhosos do trabalho que essas empresárias realizam. Desde o início acreditamos no potencial e na disposição delas para crescer. Parabéns a todas vocês. Que sejam ainda mais exitosas”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), empresário José Carlos Lyra de Andrade. Ele participou do encontro, realizado no restaurante Daveneto Trattoria, no bairro da Ponta Verde, em que as empresárias apresentaram detalhes do desfile que farão no Minas Trend.

Mais uma vez, José Carlos Lyra reafirmou o compromisso da Federação das Indústrias em apostar no surgimento de novos segmentos econômicos, e de sempre apoiar os pequenos negócios. “É nosso dever apoiar aqueles que acreditam e trabalham pelo desenvolvimento de nossa economia. As empresárias da moda alagoana são um bom exemplo do que é possível fazer quando se quer crescer”, declarou.

Por sua vez, o presidente do Sindivest/Alagoas, empresário Francisco Acioli, afirmou que a Fiea é a mola que impulsiona o desenvolvimento e o crescimento da Moda alagoana, um segmento que tem crescido de modo eficiente nos últimos dez anos. A Federação das Indústrias, como o Senai, o Sebrae e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, são apoiadores fundamentais para o sucesso alcançado pelo Coletivo Alagoas, hoje conhecido e destacado por todo país, e até no exterior.

“Hoje é fácil falar da moda alagoana. Mas essa é uma luta de mais de dez anos, marcada por muito esforço e sofrimento”, afirmou Chico Acioli, como é mais conhecido o presidente do Sindicato do Vestuário. Ele destacou as ações da Fiea, que criou um Centro de Qualificação de Moda, numa das unidades do Senai/AL; os três polos de moda em funcionamento no interior (Murici, Coruripe e Delmiro Gouveia); e as 27 associações de costureiras já existentes no Estado, como resultado do trabalho que vem sendo feito por todos os envolvidos nessa caminhada.

“Estaremos em mais uma edição do Minas Trend, com muita garra, mostrando que nossas empresas crescem mais a cada ano”, afirmou Chico.

Participarão do Minas Trend, lançando coleções para o outono/inverno 2020, as marcas Alana Tenório, Aquas Beachwear, Ateliê Criar, Caleidoscópio, Endy Mesquita, Estúdio Monteferro, Leila Monteiro Brand, Lucia Bastos, Maneka, Manu Mortari e Sandra Cavalcante.