Geral

Livro Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia será lançado no Sertão nesta sexta-feira em Delmiro

15/10/2019
Livro Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia será lançado no Sertão nesta sexta-feira em Delmiro

A cidade de Delmiro Gouveia recebe, na sexta-feira (18), às 18h, no Colégio Delmiro Gouveia, o lançamento do livro Revisão Criminal do Processo Delmiro Gouveia. O evento é uma ação conjunta entre o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Comunicação, do Gabinete Civil, do Arquivo Público de Alagoas, da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).

O livro acompanha a revisão da condenação de Róseo Moraes do Nascimento, José Ignacio Pia, conhecido como Jacaré, e Antônio Félix do Nascimento, os principais acusados do assassinato de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, em 1917, e faz parte de uma linha editorial desenvolvida pela Secretaria de Comunicação de Alagoas em conjunto com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

“A Secom acredita que além das mídias jornalísticas, como jornais impressos, as redes sociais e a web, os livros são parte integrante da comunicação e são fundamentais para o processo da cidadania. Esta obra, é sem dúvida, um documento de grande importância histórica”, afirmou o secretário de comunicação, Ênio Lins.

O livro é um projeto sonhado por décadas pelo desembargador aposentado, Antônio Sapucaia, que faleceu no dia 3 de Outubro deste ano, devido a um infarto fulminante. Enquanto jornalista, Sapucaia foi responsável pela primeira entrevista com Róseo Moraes, em 1968, que revelou as inúmeras torturas realizadas para confessar um crime que não cometeu.

A matéria foi publicada na Gazeta de Alagoas, no Jornal do Comércio, em Recife, e pela revista Cruzeiro. Após a publicação, Sapucaia foi constituído advogado de defesa, junto com Antônio Aleixo Paz de Albuquerque, mas precisou deixar o caso em 1971, quando se tornou juiz. O processo foi transferido para Moacir Medeiros de Sant’Ana que, juntamente com Albuquerque, realizaram a revisão criminal.

“Trata-se, sobretudo, de uma retratação do Poder Público à sociedade alagoana e, principalmente, aqueles que foram condenados injustamente. É uma honra imprimir o selo da Imprensa Oficial nesta obra”, declarou o diretor-presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos.

O historiador e professor Edvaldo Nascimento esteve junto de Antônio Sapucaia durante o processo de divulgação do livro e contou que era um intenso desejo de Sapucaia realizar o lançamento na terra do industrial Delmiro Gouveia. “Realizar o desejo dele é uma forma de homenageá-lo e também de valorizar todo o trajeto desta obra. Este é um tema extremamente caro para o povo de Delmiro Gouveia, tanto pela representatividade do industrial quanto pela circunstância do assassinato ainda não esclarecido”, afirmou o historiador.

Chá de Memória

Na ocasião, também ocorrerá uma edição do Chá de Memória, um projeto do Arquivo Público de Alagoas que se expandiu para alguns municípios alagoanos e promove debates sobre temas relevantes para a sociedade.

“Essa edição vai contar com a palestra do professor Edvaldo Nascimento, sobre o industrial Delmiro Gouveia”, explicou Wilma Nóbrega, superintendente do APA. “Acredito que o evento irá agregar valor importante à publicação e ao estímulo do resgate de fatos históricos e personalidades que marcam nossa história, cultura e sociedade”.