Geral

Ivan Barros vai inaugurar Centro de Cultura e lançar a coleção do Jornal “O Índio”

27/10/2019
Ivan Barros vai inaugurar Centro de Cultura e lançar a coleção do Jornal “O Índio”

Ivan Barros: Casa de Cultura e publicação da coleção de “O Índio”

Ivan Barros completou na quinta-feira, 24 de outubro, 76 anos de idade. Ele tem mais de 32 livros publicados e é fundador desta Tribuna do Sertão. Entre 1971 e 1979, foi repórter da antiga revista “Manchete”, no Rio de Janeiro, onde cobriu as mortes de Juscelino Kubitschek (“Eu fui o primeiro jornalista a chegar ao local do acidente”) e de Carlos Lacerda (“Ouvi uma enfermeira dizendo que haviam dado uma injeção no Lacerda, mas o pessoal da revista não me deixou publicar a informação”).

Quando passou num concurso para Promotor de Justiça, Barros deixou a carreira de jornalista de lado e retornou a Alagoas. Mas o que ele nunca abandonou foi o apreço, alimentado desde a juventude pela obra de Graciliano Ramos.

Em sua casa, guarda com carinho uma série de fotos e objetos ligados ao ilustre ex-prefeito da cidade, com destaque para os exemplares originais do jornal “O Índio”, editado em Palmeira dos Índios na década de 20, com a participação do escritor de Vidas Secas.

Ivan tem também três livros lançados sobre a trajetória de Graciliano.

– “Ele deixou uma influência enorme com seus relatórios como prefeito. Mas não foi um político como os outros. Ele próprio escreveu que, se disputasse a reeleição, não teria mais de 10 votos. Ainda assim, é lembrado como bom prefeito pelo zelo que tinha com o erário. Há quem diga que a Lei de Responsabilidade Fiscal nasceu por inspiração dele” – conta Barros, que não chegou a conhecer Graciliano.

– “Ele foi um patrimônio da nossa cidade. Anos depois de sua morte, tentei movimentar a imprensa para trazer seus restos mortais para Palmeira dos Índios, mas não consegui”, relata Ivan Barros.

Futuro centro de cultura de Palmeira dos Índios

Inauguração do Centro de Cultura de Palmeira dos Índios o lançamento da coleção do Jornal “O Índio” estão em andamento

Aos 76 anos e incansável. Ivan Barros prepara-se agora para um dos projetos mais destacados de sua vida. A criação do Centro de Cultura de Palmeira dos Índios.

Dono de um acervo histórico e de memória inigualável – fruto de suas pesquisas por toda sua vida, o escritor palmeirense foi mais ousado e adquiriu um imóvel com recursos próprios situado na Rua Otávio Cavalcante, no Centro da cidade, próximo ao novo Fórum e vai erguer ali, um local de cultura com direito a auditório para 100 pessoas. A ideia que já acalentava há tempos, foi incentivada por Francisco Sales , o criador da Casa do Penedo, seu amigo e confrade da Academia Alagoana de Letras, que em carta  antes de falecer no ano passado, impulsionou Ivan a realizar este sonho para todos os palmeirenses.

O imóvel será todo reformado e em breve estará oferecendo ao cidadão palmeirense e aos turistas um espaço de memória e cultura com a dignidade que os órgãos públicos não oferecem à história e aos equipamentos de cultura local.

O Índio

Outro projeto de Ivan Barros – já em andamento com a digitalização do acervo – é a publicação da coleção do Jornal “O Índio”. Além do jornal, o escritor trará no trabalho fotografias da época – do semanário que foi fundado por Padre Macedo e  teve colaboradores ilustres como Odon Braga e o mestre Graciliano Ramos.

O livro terá edição de luxo e será impresso em parceria com o Governo de Alagoas que abraçou o projeto igualmente fez com o Jornal Correio da Pedra, que também circulou na década de 20 no interior de Alagoas e se tornaram históricos pela importância de seu conteúdo e de seus colaboradores.

Daqui desta Tribuna, prestes a completar 24 anos de existência, as homenagens dos que fazem este jornal ao aniversariante e seu incansável fundador.

Parabéns, grande guerreiro das letras alagoanas.