Geral

Fórum de Limpeza: Maceió vai coordenar Região Nordeste

30/10/2019
Fórum de Limpeza: Maceió vai coordenar Região Nordeste

Diretoria executiva do Fórum de Gestores de Limpeza Urbana foi eleita e empossada em Brasília

Maceió conta, a partir desta terça-feira (29), com uma importante representação na primeira composição do Fórum Nacional Gestores de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos. Isso porque o titular da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Gustavo Acioli Torres, foi escolhido para coordenar a Região Nordeste no colegiado e deverá colaborar nacionalmente com o fortalecimento e desenvolvimento das políticas públicas do setor. A eleição aconteceu em Brasília, na sede da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), durante a reunião convocada para eleger e empossar a diretoria executiva do Fórum.

“A escolha de Maceió para coordenar a Região Nordeste no Fórum é uma forma de reconhecimento ao trabalho realizado na gestão do prefeito Rui Palmeira em relação aos resíduos, desde os avanços na questão da coleta, no trabalho de fiscalização, na efetivação do novo Código de Limpeza e também na gestão exitosa do Aterro Sanitário. Fui indicado pelo prefeito, que integra a diretoria da FNP como vice-presidente de Reforma Tributária, e tive o grato reconhecimento de ser escolhido ao cargo no Fórum para que, junto aos demais gestores, possa colaborar com as demandas não somente de Alagoas, mas também dos demais estados nordestinos”, disse Torres após a reunião em Brasília.

Fórum integra gestores da Limpeza Urbana dos estados brasileiros

Segundo ressalta o superintendente, Maceió já tem colaborado nacionalmente em relação à gestão nesta temática e agora, a partir da formação do colegiado, será reforçada a discussão e métodos de implementação das diretrizes preconizadas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, a exemplo da coleta seletiva, da responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos e a logística reversa.

Com duração indeterminada, o Fórum teve sua diretoria empossada hoje, após eleição, mas foi fundado oficialmente no dia 02 de agosto de 2019. Segundo o regimento interno, cuja estrutura jurídica também foi aprovada durante a reunião na FNP, a entidade tem um caráter permanente de articulação e mobilização de gestores e secretários municipais e regiões, além de propor um espaço de representação, diálogo, articulação, discussão e troca de saberes.

Gustavo Acioli Torres é superintendente da Sudes desde o início deste ano, quando foi criada, e administrava anteriormente as extintas Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que tiveram as atribuições migradas para o atual órgão de lotação do gestor.