Geral

Banco de Leite Humano completa 11 anos com certificação de excelência

25/10/2019
Banco de Leite Humano completa 11 anos com certificação de excelência

O Banco de Leite Humano Ivete França (BLH) da Prefeitura de Arapiraca completa 11 anos no próximo dia 29 de Outubro. E para festejar, a gerência do serviço antecipou a comemoração e organizou um café da manhã para os seus colaboradores, nesta quinta-feira (24), na própria unidade, localizada no Centro.

Nesses 11 anos, o órgão coleciona desafios, conquistas e muitas histórias de solidariedade e amor, compartilhadas com colaboradores, doadoras e famílias de bebês salvos pelo gesto de doação do leite materno.

O BLH é responsável por coletar leite humano, pasteurizar e disponibilizar o produto para os bebês prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Regional de Arapiraca.

O trabalho realizado pelo BLH, que é um serviço especializado na atenção, promoção e incentivo ao aleitamento materno, ainda contribui com a importante missão de redução da mortalidade infantil no município.

Comemoração

Cledja dos Santos, gerente do Banco de Leite Humano, explica que a comemoração foi pensada e organizada para acolher e homenagear as pessoas que estão diretamente envolvidas com o serviço, que também receberam uma placa simbólica, em agradecimento à contribuição nesses 11 anos.

“Por isso foi restrita à representantes da Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde; e do Hospital Regional de Arapiraca, que além de ser beneficiado com alimento, ainda é nosso importante parceiro, inclusive na ajuda com a manutenção de equipamentos utilizados no processo de pasteurização do leite”, destacou.

Emocionado, Adailton Reis, diretor administrativo do Hospital Regional, falou da satisfação em conhecer o trabalho de excelência do BLH, promovido pela Gestão Municipal e, ainda, contribuir com o serviço.

“Eu, enquanto representante do Hospital Regional, beneficiado com esse importante serviço do BLH, reconheço que se trata de um trabalho de humanização, que merece ser reconhecido. E nós não poderíamos deixar de agradecer todo o esforço e nos colocar à disposição para contribuir com o serviço”, afirmou o diretor administrativo.

A enfermeira Epoliana Garrote, servidora do BLH e mãe do Pedro Lucas, 2 meses, também é doadora de leite. Ela fala da sua experiência e satisfação enquanto profissional, que estimula o gesto, e como mãe, que contribui com a doação do leite materno, que ajuda a salvar a vida de bebês prematuros.

“Doar leite era algo que eu sempre desejei, mas não consegui na minha primeira gestação. Agora, na segunda, o meu filho mama bem e mesmo assim há excesso de leite. É um prazer saber que estou contribuindo com outras crianças e mães, principalmente porque eu trabalho e conheço a realidade e às necessidades dos bebês internados na UTI Neonatal”, declarou a enfermeira obstetra e neonatologista.
Certificação

O trabalho do BLH é reconhecido por órgãos nacionais. Entre os títulos conquistados, o certificado “Excelência em Bancos de Leite Humano”, na categoria “A” – padrão Ouro, conferido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH), que valoriza o desempenho do órgão.

Entre as atividades avaliadas para a certificação: adoção do sistema da rede nacional, onde são informadas as atividades mensais do órgão; ter os equipamentos essenciais para a pasteurização e participar das atualizações realizadas pela rede. Além disso, deve garantir o atendimento contínuo de coleta do leite materno e o atendimento às mulheres com dificuldade de amamentar.

“O BLH é referência para Alagoas, que tem apenas cinco unidades de bancos de leite. Aqui, contamos com profissionais comprometidos com a melhoria da assistência à população do Município. E, principalmente, trabalham com amor”, destacou Edna Veríssimo, diretora da Rede de Atenção Especializada.