Geral

Alunos da rede municipal conquistam medalhas durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

28/10/2019
Alunos da rede municipal conquistam medalhas durante a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Estudantes arapiraquenses conquistaram 48 medalhas durante a 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A informação foi divulgada pela Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Dos 48 alunos premiados, 15 ganharam medalhas de ouro, 13 de prata e 20 de bronze.

A olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada anualmente em todo Brasil, junto com a Mostra brasileira de foguete, e envolve alunos de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental e médio, com recursos principalmente do Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq e da FINEP, órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, MCTIC e também com patrocínio da Universidade Paulista (UNIP).

Os estudantes premiados fazem parte de 13, das 21 escolas, que participaram do aulão preparatório para as Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) realizado pelo Planetário de Arapiraca e ministrado pelos professores planetaristas Lívia Emanuela, José Edson Cavalcante e Aldo Silva.

O Diretor do Planetário, Jhonatan Neves, disse que toda equipe do planetário reconhece que a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica tem o objetivo de levar e avaliar o conhecimento astronômico atual aos alunos e professores, envolvendo planetários, clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores por meio do ensino e da divulgação da astronomia e astronáutica.

“Foi muito importante o engajamento dos professores da rede municipal e dos profissionais do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca para que pudéssemos chegar a essa conquista. A gente vem recebendo um apoio muito grande do Prefeito Rogério Teófilo e da Secretaria de Educação. As demandas e projetos aprovados têm recebido incentivo. A prefeitura tem feito todo o possível para nos atender.”

As escolas premiadas foram:

ETI Manoel João da Silva

EEF Fundação João XXIII

EEFTI Prof. Claudecy Bispo dos Santos

EEFTI José Usurlino Malaquias

EEF Tenente Coronel Laury Capistrano

EEF Germino Pedro dos Santos

EEF Monsenhor José Soares

EEF Cônego Epitácio Rodrigues

EEF Pedro Correira das Graças

EEF João Lúcio da Silva

EEF Bom Jardim

EEF Hugo José Camelo Lima

Escola Prof. Lourenço de Almeida