Variedades

Alagoas perde Antônio Sapucaia

03/10/2019
Alagoas perde Antônio Sapucaia

Desembargador Antônio Sapucaia

O desembargador aposentado e membro da Academia Alagoana de Letras (AAL), Antônio Sapucaia, morreu, aos 81 anos, na madrugada desta quinta-feira (3).

Segundo informações da família, o desembargador teve um mal-estar em casa. Ele chegou a ser socorrido a um hospital particular, mas, ao chegar ao local, já estava morto.

Conforme o advogado Diógenes Tenório Júnior, que é amigo da família, a causa da morte foi infarto fulminante.

“O Sapucaia partiu de repente, vítima de um infarto fulminante. Dizem que quem morre de infarto é quem tem o coração cheio de emoções”, externou o advogado em entrevista à Rádio 98FM.

O velório do desembargador será realizado no Cemitério Parque das Flores, na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro do Martins, a partir das 9 horas. O sepultamento está marcado para as 16 horas.

Através de notas, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) lamentaram o falecimento do desembargador aposentado Antônio Sapucaia da Silva, aos 81 anos.

TRAJETÓRIA

Sapucaia era natural de Murici, mas morou a vida toda no Pilar. Iniciou a carreira na magistratura, na década de 70, atuando nas Comarcas de Água Branca, Colônia Leopoldina, Atalaia, Viçosa e Maceió.

Em 2003, tornou-se desembargador e, em 2007, assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aposentando-se um ano depois. Além de seguir carreira jurídica, atuou como escritor e jornalista, inclusive, atuando na Organização Arnon de Mello (OAM), mais precisamente, no Jornal Gazeta de Alagoas. Também foi diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) no governo Teotônio Vilela.

Como membro da Academia Alagoana de Letras, celebrou a chegada do senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello à entidade, no ano de 2009. Na oportunidade, ele disse que a eleição de Collor foi uma conquista para a Academia.

“Ele é um excelente jornalista e, dentre tantas funções importantes exercidas na vida pública, foi presidente do Brasil. Seu grau de instrução vai contribuir para o engrandecimento de nossa instituição”, expôs Sapucaia à época.

NOTA DA OAB

A OAB-AL lamenta profundamente o falecimento do desembargador aposentado Antônio Sapucaia da Silva, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (03), em decorrência de problemas cardíacos. A família informa que o velório será realizado, a partir das 9h no Cemitério Parque das Flores, no Tabuleiro dos Martins. O sepultamento está agendado para as 16h no mesmo local.

Antônio Sapucaia esteve recentemente em uma das sessões do Conselho da OAB-AL, onde divulgou o livro que conta a Revisão do Processo do Homicídio de Delmiro Gouveia. Natural de Pilar, Antônio Sapucaia da Silva iniciou o exercício da magistratura em 1971 e atuou nas comarcas de Água Branca, Colônia Leopoldina, Atalaia, Viçosa e Maceió. Em 2003, tornou-se desembargador do Tribunal de Justiça pelo critério de antiguidade. Em 2007, assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL). Aposentou-se de suas funções no Judiciário em 2008. Também foi jornalista e escritor.

A OAB-AL, a CAA, a ESA e todo o sistema da OAB agradecem ao desembargador por toda sua contribuição para o Poder Judiciário alagoano e se solidarizam aos familiares e amigos que passam por esse momento de dor.

NOTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Foi com bastante pesar que o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) recebeu a notícia do falecimento do desembargador aposentado, membro da Academia Alagoana de Letras e jornalista, Antônio Sapucaia, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (3), aos 81 anos, vítima de um infarto fulminante.

Alagoano extraordinário, magistrado culto, homem simples e honrado, Antônio Sapucaia construiu uma carreira sólida, especialmente no Poder Judiciário, tendo conquistado o respeito dos seus pares, dos integrantes do sistema da justiça e da sociedade, tendo se destacado, dentre outras coisas, pelo combate à corrupção.

Com a sua partida, perde não somente a família e os amigos, mas todo o povo do nosso estado.

Neste momento de dor, solidarizamo-nos com sua esposa, filhos e demais parentes, ratificando nosso voto de pesar pela grande perda, assim como também aproveitamos para agradecer a dedicação e o trabalho prestado a Alagoas.

Alfredo Gaspar de Mendonça Neto

Procurador-Geral de Justiça